Viagens em família aumentam 40% após a pandemia
Viajar em família para um destino urbano e fazê-lo com a Airbnb está a tornar-se cada vez mais comum em Portugal. A conveniência de permanecer numa casa quando se viaja com crianças e o preço global são as razões que levam as famílias a procurar alojamento na plataforma.
Em comunicado, a Airbnb indica que as viagens em família na plataforma aumentaram globalmente mais de 60% em 2022 em comparação com 2019 (o ano anterior à pandemia), com mais de 15 milhões de reservas em quase 90.000 destinos num único ano. Em Portugal, as viagens em família cresceram quase 40% no mesmo período.
Muitas destas famílias reservaram alojamento na Airbnb devido ao valor e ao espaço que encontraram em comparação com muitos quartos de hotel.
- Mais espaço por menos dinheiro: Em geral, as famílias podem conseguir alojamento na Airbnb com dois quartos e duas casas de banho por aproximadamente o preço de um quarto de hotel numa grande cadeia.
- Distribuição: Mais de 30% dos alojamentos na Airbnb têm três ou mais quartos. Mais de um milhão de alojamentos têm berços para crianças pequenas.
- Cozinhas: Quase 90% dos alojamentos na Airbnb têm cozinha.
- Animais de estimação: Mais de 5 milhões de animais de estimação puderam viajar com os seus donos e dormir em alojamentos na Airbnb em 2022.
- Melhor no inverno: Em 2022, o outono e o inverno foram as estações mais acessíveis para reservar alojamento na Airbnb, com os meses de outubro, novembro e dezembro a rondar em média os 45 euros por pessoa por noite em todo o mundo.
A possibilidade de as famílias encontrarem alojamento acessível na Airbnb torna as cidades com mais atrações culturais os destinos preferidos para as viagens em família. Em 2022, Lisboa foi um dos 15 principais destinos mundiais para as viagens em família. As famílias portuguesas que utilizam a Airbnb para viajar escolhem principalmente destinos domésticos, tais como:
- Albufeira, Faro
- Tavira, Faro
- Lisboa
- Loulé, Faro
- Portimão, Faro
- Porto
- Vila Real de Santo António, Faro
- Lagos, Faro
- Lagoa, Faro
- Sesimbra, Setúbal
Os destinos mais acessíveis para famílias
Embora as cidades sejam uma das opções mais procuradas, os destinos mais acessíveis em Portugal podem muitas vezes ser encontrados em locais menos movimentados, como nos Açores ou na Madeira. Aqui alguns dos destinos mais populares entre as famílias, a cerca de 45 euros por noite e por pessoa:
- Lagos, Faro
- Cascais, Lisboa
- Lagoa, Açores
- Odemira, Faro
- Ponta do Sol, Madeira
- Sines, Setúbal
Em 2022, as Categorias mais solicitadas para viajar em família em Portugal foram:
- Perto da praia
- Piscina
- Local de surf
- Cidade icónica
- Frente à praia
Durante o ano passado, em Portugal, o típico anfitrião que acolheu famílias ganhou cerca de 2.400 euros em 2022.
No ano passado, foi lançada a Airbnb Start, que oferece aos novos anfitriões as opções de se conectarem com um Superhost gratuitamente para receber orientação personalizada, acolher um hóspede experiente como primeiro visitante, e receber acesso a uma equipa especialmente treinada de agentes de Apoio à Comunidade. Desde Novembro, o dobro de futuros anfitriões ligam-se aos Superhosts na sua área e recebem orientação personalizada no processo de se tornarem anfitriões pela primeira vez.