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Entrevistas

Gonçalo Roxo e Carolina Durão, fundadores da Your Property Advisor

Vendem imóveis sem ter portefólio. A YPA procura em todo o mercado aquele que o comprador pretende

7 de outubro de 2022

A Your Property Advisor (YPA) é uma consultora imobiliária que vende imóveis sem ter portefólio. Nasceu há apenas dois anos pelas mãos de Gonçalo Roxo e Carolina Durão e a sua missão é colmatar uma necessidade de mercado: A de satisfazer e proteger a 100% as necessidades dos clientes na compra de imóveis.

Para os empreendedores, o facto de a YPA não deter um portefólio de imóveis garante a ausência de conflitos de interesse, ou seja, a YPA compromete-se a procurar o melhor imóvel disponível em todo o mercado de acordo com as preferências do comprador.

A equipa actualmente é composta por três consultores imobiliários. Em dois anos de actividade, os consultores da Your Property Advisor conseguiram já negociar a compra de 52 imóveis em Portugal, tendo poupado aos seus clientes, ao todo, cerca de três milhões de euros, através da negociação no processo de compra de casa.

No processo da selecção de imóveis, a empresa é reconhecida pela sua rapidez de resposta já que, em média, apresentam num espaço de três meses um conjunto de imóveis adaptado às necessidades reais do cliente.

Empreendedores e investidores estrangeiros, nomeadamente na área da tecnologia, são quem mais procuram actualmente os serviços da YPA em Portugal. A empresa tem como expectativa crescer no futuro e continuar a sua aposta no mercado português.

Em entrevista ao Diário Imobiliário, Gonçalo Roxo e Carolina Durão, garantem que de facto, existe muito mais procura do que oferta e este problema não se restringe à região de Lisboa.

O que distingue a Your Property Advisor no mercado?

A Your Property Advisor é uma empresa portuguesa de consultoria imobiliária lançada em 2020, que se distingue pelo seu foco exclusivo nas necessidades dos compradores. Sentimos que faltava no mercado quem se preocupasse primeiro com as reais necessidades do comprador, e não apenas com as necessidades do vendedor.

O facto de a YPA não deter um portefólio de imóveis garante a ausência de conflitos de interesse. Ou seja, a YPA compromete-se a procurar o melhor imóvel disponível em todo o mercado de acordo com as preferências do comprador. Esta é, sem dúvida, uma característica diferenciadora da nossa empresa, uma vez que optámos por não ter portefólio e, claro, isso significa que não temos angariações. Isto porque poderíamos incorrer em conflitos de interesse ao apresentar esse mesmo imóvel a um cliente comprador, apesar de não ser a melhor opção para o mesmo. Se tivermos imóveis para venda, a tendência será tentar adaptar esses imóveis à procura que temos para ganhar maiores comissões. E, na YPA, queremos exatamente o oposto. Queremos estar apenas focados naquilo que o cliente comprador quer encontrar e termos a missão de encontrar no mercado exactamente aquilo que o nosso cliente procura.

Outra das características diferenciadoras da YPA é a capacidade de negociação, sempre focada nos interesses dos nossos clientes. Prova desta capacidade é a poupança que já conseguimos gerar para os nossos clientes em menos de dois anos de actividade: uma poupança superior a três milhões de euros, num total de cerca de 50 imóveis.

E, por último, salientávamos uma última característica diferenciadora: a nossa transparência. A nossa metodologia de trabalho divide-se, essencialmente, em três fases, todas elas totalmente transparentes para o cliente. Na primeira, a fase da procura de imóvel, identificamos em conjunto com o cliente as suas preferências e procuramos em todo o mercado por uma seleção de imóveis que se adeque às suas necessidades. Na segunda fase, a seleção do imóvel, fazemos um planeamento de todas as visitas, permitindo-lhes visitar virtualmente os imóveis e poupamos bastante tempo aos nossos clientes ao ser o seu único ponto de contacto. Fornecemos ao cliente uma opinião fundamentada de cada imóvel, para que a sua escolha seja o mais suportada possível. Na última fase, a da conclusão do negócio, após a selecção do imóvel desejado, a YPA inicia a negociação da compra, garantindo o melhor negócio possível, ou seja, garantindo o melhor preço e condições de pagamento para o cliente.

De que forma encaram a mediação imobiliária em Portugal?

Consideramos que existem alguns factores que poderiam ser tidos em conta e melhorados para que a mediação imobiliária pudesse crescer enquanto setor, como por exemplo uma maior regularização do mesmo.

Achamos que seria fundamental apostar na profissionalização do sector e garantir formações obrigatórias para os agentes imobiliários. É uma área com as suas próprias características e achamos que todos os agentes deveriam ter uma formação base para garantir um correto aconselhamento e acompanhamento dos seus clientes. O papel do agente deve evoluir cada vez mais para um papel de aconselhamento nas diversas áreas que apoiem a decisão de compra.

A questão da angariação deveria também ser revista. Por exemplo, notam-se muitas vezes disparidades na informação partilhada do mesmo imóvel em plataformas diferentes, como a informação ao nível de área e de descrição da casa. Isto gera, naturalmente, desconfiança por parte do comprador, o que acaba por descredibilizar porque grande parte da informação publicada acaba por não corresponder exatamente ao imóvel vendido. Não há dúvida de que a tecnologia e a digitalização vieram alavancar o mercado da mediação imobiliária, principalmente com a pandemia Covid-19, e é necessária formação para saber tirar partido disso.

Que tipo de imóveis são mais procurados?

Relativamente à nossa experiência como YPA, o tipo de imóveis mais procurados são as moradias, no intervalo de 1 a três milhões de euros, em zonas distintas como Lisboa, Cascais e Estoril, Sintra, Ericeira, Sesimbra e Arrábida.

Sentem que existe de facto falta de oferta?

Sem dúvida. Existe muito mais procura do que oferta e este problema não se restringe à região de Lisboa.

Que investidores estrangeiros estão interessados no mercado português e o que procuram?

Os empreendedores e investidores estrangeiros que nos têm procurado vêm de todo o mundo. Destacamos os clientes que vêm da Alemanha, Inglaterra, Suíça, França, Holanda, Finlândia e ainda dos Estados Unidos da América, muitos deles de Silicon Valley, mas também destacamos clientes do Brasil e Hong Kong. Todos eles estão principalmente ligados à área da tecnologia. Procuram o país para viver, alguns deles, inclusive, gerem negócios em Portugal e empregam dezenas de pessoas. A procura que temos registado são, essencialmente, moradias, com a particularidade de terem sempre preferência por zonas exteriores (varandas, terraços ou jardins).

E os portugueses? Qual o perfil e o interesse deles?

Infelizmente, ainda não tivemos muita experiência na YPA com o cliente português. Nos poucos contactos que recebemos por parte do público nacional sentimos que o nosso serviço de consultoria ainda não é muito valorizado e existe maior dificuldade em perceber o valor que lhes podemos aportar. Ou seja, o cliente português ainda não vê as mais-valias de ter um Property Advisor a acompanhar todo o processo de compra do seu imóvel e a receber o nosso aconselhamento. Provavelmente porque, não tendo a barreira linguística, como é o caso do cliente internacional, considere que consegue fazer a triagem correta dos imóveis sem o suporte de um consultor.

Contudo, queremos mudar esta realidade e queremos aproximar-nos do público nacional porque consideramos mesmo que podemos ser uma mais-valia e um facilitador no processo de procura e aquisição de um imóvel, que pode ser muito moroso e desgastante. Queremos dar a conhecer as vantagens de ter um parceiro como a YPA na procura de uma casa, demonstrando que é possível transformar esta compra num processo mais simples, ético, transparente e principalmente mais rápido, centralizando todo o processo num único ponto de contacto, o Property Advisor, que fornece acompanhamento e aconselhamento técnico em cada fase.

A escalada de preços dos imóveis tem travado as transações?

Não, não sentimos que tenha travado as transações. Há empreendimentos a serem lançados na casa dos milhões que são vendidos passado um mês. Continua a haver mais procura do que oferta. Para o cliente estrangeiro, principalmente, Portugal ainda é um país acessível para investir em imobiliário, com um grande potencial de crescimento e retorno desse investimento.

Como vêem o futuro do mercado imobiliário?

De uma forma geral, vemos o futuro do mercado imobiliário com bons olhos. Contudo, ficamos um bocadinho apreensivos em relação aos preços do m2 e à continuação do mau funcionamento das câmaras, que são realmente um dos principais entraves que temos, a burocracia a nível camarário. Este é, sem dúvida, o principal “dificultador”.

Vemos alguns abrandamentos no número de licenças a serem emitidas, como na Câmara Municipal de Lisboa, algumas delas influenciadas com a alteração dos Golden Visa. Há investidores que estavam preparados e focados para investimentos em imóveis para alojamento local e desistiram de Portugal, deslocando-se para outros países, como Grécia ou Espanha.

Relativamente aos preços no tipo de imóveis procurados, actualmente, pelos nossos clientes, não acreditamos que os preços venham a baixar num futuro próximo, como alguns clientes possam esperar.

E qual a estratégia da YPA para este e os próximos anos?

Crescer, em equipa e em volume de negócios. Brevemente, vamos apostar no aumento de equipa, com a contratação de mais Property Advisors, sendo que atualmente somos três. Além de sentirmos esta necessidade para reforçar as áreas onde já atuamos, queremos começar também a focar-nos na zona do Algarve, região onde existem mais transacções de imóveis.

Queremos apostar também, como referido acima, no mercado nacional, conquistando o comprador português e promovendo a literacia imobiliária, para que a compra de casa seja um processo informado e transparente.

Em breve, iremos lançar também um novo website, uma das portas de entrada para novos clientes, para dar a conhecer mais da Your Property Advisor, com a partilha de testemunhos que, para nós, é fundamental, uma vez que a maioria dos nossos clientes vieram por recomendação de clientes anteriores, o que é motivo de orgulho.