Vendas da Corticeira Amorim totalizam 235 milhões de euros no 1º trimestre
No primeiro trimestre, as vendas consolidadas da Corticeira Amorim atingiram 234,7 milhões de euros (M€), um decréscimo de 9,7% face ao período homólogo de 2023, principalmente pela redução dos volumes de venda.
Todas as Unidades de Negócio (UN) registaram pressão sobre as vendas, exceto a Amorim Cork Composites, cujas vendas cresceram ligeiramente para 27,5 M€ (+0,6% face ao período homólogo). As vendas da Amorim Cork (-10,4% face ao período homólogo), que representaram 77% das vendas consolidadas, foram penalizadas pela redução dos volumes, transversal a todos os segmentos, ainda que tenham beneficiado de melhorias do mix de produto e da implementação de subida de preços.
O EBITDA consolidado totalizou 43,7 M€ o que compara com 47,9 M€ no primeiro trimestre de 2023. O consumo de matérias-primas cortiça adquiridas a preços mais elevados e os efeitos negativos da desalavancagem operacional foram determinantes para esta redução. A Amorim Cork e a Amorim Cork Composites foram as UN que se destacaram em termos de melhoria de rentabilidade no período, refletindo, entre outros, menores custos de matérias-primas não cortiça e melhores eficiências industriais. A margem EBITDA consolidada cifrou-se em 18,6% (1Q23: 18,4%).
Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam, a Corticeira Amorim encerrou o primeiro trimestre de 2024 com um resultado líquido de 16,1 M€, uma redução de 32,4% face ao período homólogo. Esta evolução reflete a inclusão de custos não-recorrentes da implementação no curto prazo de um Plano de Otimização Industrial na Amorim Cork Flooring (4,0 M€), bem como o aumento dos encargos financeiros em consequência do aumento das taxas de juro e do maior nível de endividamento.
No final de Março, a dívida remunerada líquida baixou para 236,7 M€ (12M23: 240,8 M€), apesar do acréscimo das necessidades de fundo de maneio (25,7 M€) e do aumento do investimento em ativo fixo (12,4 M€).
Plano de Optimização Industrial da Amorim Cork Flooring
Influenciado pelo contexto económico que afecta o sector da construção e pela intensificação da concorrência de produtores asiáticos, o mercado de pavimentos na Europa enfrentou reduções de vendas de 14% em 2022 e de cerca de 20% em 2023, registando perdas significativas que têm levado os grandes players do sector a implementar medidas para redução de custos. Este contexto desfavorável penalizou também a atividade e os resultados da Amorim Cork Flooring que, nos últimos anos, tem apresentado prejuízos que se agravaram nos primeiros meses de 2024.
Considerando o exigente contexto macroeconómico, a inexistência de sinais de recuperação da indústria de pavimentos e as atuais debilidades competitivas da Amorim Cork Flooring, foi decidido iniciar um processo de reestruturação desta UN que implica, numa primeira fase, o ajustamento da sua estrutura produtiva e de suporte à dimensão actual das vendas, de forma a reduzir as perdas operacionais e aumentar a eficiência pela optimização industrial.