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Vendas da Corticeira Amorim totalizam 235 milhões de euros no 1º trimestre

10 de maio de 2024

No primeiro trimestre, as vendas consolidadas da Corticeira Amorim atingiram 234,7 milhões de euros (M€), um decréscimo de 9,7% face ao período homólogo de 2023, principalmente pela redução dos volumes de venda.

Todas as Unidades de Negócio (UN) registaram pressão sobre as vendas, exceto a Amorim Cork Composites, cujas vendas cresceram ligeiramente para 27,5 M€ (+0,6% face ao período homólogo).  As vendas da Amorim Cork (-10,4% face ao período homólogo), que representaram 77% das vendas consolidadas, foram penalizadas pela redução dos volumes, transversal a todos os segmentos, ainda que tenham beneficiado de melhorias do mix de produto e da implementação de subida de preços.

O EBITDA consolidado totalizou 43,7 M€ o que compara com 47,9 M€ no primeiro trimestre de 2023. O consumo de matérias-primas cortiça adquiridas a preços mais elevados e os efeitos negativos da desalavancagem operacional foram determinantes para esta redução. A Amorim Cork e a Amorim Cork Composites foram as UN que se destacaram em termos de melhoria de rentabilidade no período, refletindo, entre outros, menores custos de matérias-primas não cortiça e melhores eficiências industriais. A margem EBITDA consolidada cifrou-se em 18,6% (1Q23: 18,4%).

Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam, a Corticeira Amorim encerrou o primeiro trimestre de 2024 com um resultado líquido de 16,1 M€, uma redução de 32,4% face ao período homólogo. Esta evolução reflete a inclusão de custos não-recorrentes da implementação no curto prazo de um Plano de Otimização Industrial na Amorim Cork Flooring (4,0 M€), bem como o aumento dos encargos financeiros em consequência do aumento das taxas de juro e do maior nível de endividamento.

No final de Março, a dívida remunerada líquida baixou para 236,7 M€ (12M23: 240,8 M€), apesar do acréscimo das necessidades de fundo de maneio (25,7 M€) e do aumento do investimento em ativo fixo (12,4 M€).

Plano de Optimização Industrial da Amorim Cork Flooring

Influenciado pelo contexto económico que afecta o sector da construção e pela intensificação da concorrência de produtores asiáticos, o mercado de pavimentos na Europa enfrentou reduções de vendas de 14% em 2022 e de cerca de 20% em 2023, registando perdas significativas que têm levado os grandes players do sector a implementar medidas para redução de custos. Este contexto desfavorável penalizou também a atividade e os resultados da Amorim Cork Flooring que, nos últimos anos, tem apresentado prejuízos que se agravaram nos primeiros meses de 2024.

Considerando o exigente contexto macroeconómico, a inexistência de sinais de recuperação da indústria de pavimentos e as atuais debilidades competitivas da Amorim Cork Flooring, foi decidido iniciar um processo de reestruturação desta UN que implica, numa primeira fase, o ajustamento da sua estrutura produtiva e de suporte à dimensão actual das vendas, de forma a reduzir as perdas operacionais e aumentar a eficiência pela optimização industrial.