CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Airbnb

Um anúncio de alojamento único em Portugal ganha 4.800 euros por ano - Airbnb

8 de agosto de 2022

Segundo a Airbnb, as receitas típicas dos anfitriões para alojamentos únicos em Portugal em 2021 foram cerca de 4.800 euros.

Para além dos destinos tradicionais de sol e praia, cada vez mais viajantes optam por alojamentos únicos, tais como casas pequenas, casas na árvore, cabanas, celeiros ou castelos, frequentemente localizados em zonas rurais para aproveitar ao máximo as suas férias recentemente recuperadas.

Hoje, novos dados da plataforma revelam o quão populares são estes lugares extraordinários na Airbnb em todo o mundo. Nos últimos dois anos, de 2019 a 2021, as noites reservadas neste tipo de alojamtno aumentaram quase 50% a nível global. 

Através das Categorias de Airbnb, lançadas em Maio, é agora mais fácil para os viajantes descobrir alojamentos únicos que não sabiam que existiam. Desde o seu lançamento, a categoria "Meu Deus!" (também conhecida como "OMG!"), que apresenta as casas mais originais da plataforma, recebeu mais de 2,5 milhões de cliques, o que a torna a categoria mais visitada.

"Estes novos dados mostram também que as preferências dos portugueses ao planearem as suas férias são procurar lugares que combinem uma localização excelente com uma arquitetura única ou espaços diferentes e extraordinários. Um olhar atento às acomodações únicas é suficiente para compreender porque é que este tipo de espaços se tornou no favorito dos viajantes", refere a plataforma.

Os 10 destinos portugueses tendência para alojamentos únicos este verão

  • Silves
  • Vila Real de Santo António
  • Braga
  • Setúbal
  • Porto
  • Santiago do Cacém
  • Olhão
  • Coimbra
  • Portimão
  • Porto Santo

Com cada vez mais hóspedes a reservar estadias únicas, os anfitriões também ganham mais rendimentos - um anfitrião típico de um alojamento único em Portugal ganhou cerca de 4.800 euros em 2021, mais do que as receitas habituais de 4.100 euros obtidas pelos anfitriões de espaços regulares.

Apesar de as casas na árvore e de os celeiros abundarem na Airbnb - e estarem entre os 10 tipos de alojamentos únicos mais reservados do mundo - são as casas pequenas que lideram o ranking em Portugal.

 De acordo com um inquérito recente realizado entre os seus anfitriões, 54% dos anfitriões em Portugal que afirmaram ter alugado a sua primeira habitação disseram tê-lo feito durante as suas férias.

No verão passado, em Portugal, quase um em cada dez anfitriões na Airbnb foram também hóspedes na plataforma, tendo ganho colectivamente mais de 16 milhões de euros entre 1 de Junho e 31 de Agosto de 2021 - com o típico anfitrião-hóspede a ganhar mais de 4.100 euros nesse período de tempo.