A Câmara de Lisboa quer rácios “mais restritivos” entre alojamento local (AL) e imóveis de habitação, propondo que em áreas de contenção absoluta seja reduzido ou relativa.
peso dos mercados externos no alojamento turístico português desceu no 3.º trimestre de 2025 para 67,8%, o valor mais baixo desde 2022.
Num ano marcado por custos operacionais em alta e incerteza regulatória, o sector do Alojamento Local em Portugal mostra sinais de estabilidade.
O INE revela que, em Agosto, “os residentes contribuíram para o crescimento das dormidas, com um aumento de 4,1% (+6,9% em Julho), enquanto nos não residentes se observou uma quebra de 0,5%..."
A OVERSEAS vai investir em dois projectos turísticos na Herdade das Pinas, a sete quilómetros de Estremoz. É maior investimento turístico alguma vez anunciado no concelho.
O alojamento turístico em Portugal registou um desempenho robusto em Julho de 2025, com aumentos expressivos no número de hóspedes, dormidas e receitas.
No último ano, Lisboa e Porto registaram um aumento de 8,5% no número de camas disponíveis, cerca de 1.500 novas unidades. Apesar do crescimento, rácio cama/estudante abaixo da média europeia de 12%.
Até 31 de Dezembro de 2025, por cada reserva efectuada nos alojamentos turísticos eco-friendly da Story Studio de Sortelha e Piodão, serão doados 2,50 euros à Associação Geopark Estrela e à Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Piodão.
Lisboa e Coimbra apresentam taxas de cobertura de apenas 7%, enquanto o Porto atinge os 12%. No total, a taxa nacional de cobertura situa-se nos 8%, valor que, quando ajustado, não ultrapassa os 22%.
Presidente da Turismo Centro de Portugal considerou hoje que os incêndios estão a ter um impacto muito grande no turismo da região, especialmente em hotéis e alojamentos de turismo rural