Viver@Misericórdia para habitar melhos nos centros históricos
O projecto Viver@Misericórdia foi lançado entre a Junta da Misericórdia e o Turismo de Portugal para melhorar as condições de vida das pessoas que habitam na freguesia, uma das zonas mais turísticas de Lisboa.
Este acordo surge no âmbito do contrato da Linha de Apoio à Sustentabilidade, da Secretaria de Estado do Turismo, tem a duração de dois anos e representa um investimento total que ascende a mais de 530.000 euros, pretendendo funcionar como um incentivo à sustentabilidade social e ambiental do território da Freguesia da Misericórdia,
Com o Viver@Misericórdia urão ser implementadas várias acções, entre elas a melhoria das acessibilidades aos sanitários públicos da Freguesia para pessoas com mobilidade reduzida; a realização de acções promotoras da troca de copos descartáveis por copos reutilizáveis; o reforço à equipa de Higiene Urbana com meios técnicos e humanos; o desafio aos visitantes da Freguesia para participarem em novas experiências na cidade, como a limpeza de grafitis; a consulta de rua a visitantes e população sobre o impacto do turismo, a oferta de serviços e os comportamentos adotados; e a aquisição de um posto público de turismo móvel, com vista à sensibilização relativa ao ruído, higiene urbana, consumo de álcool, entre outros.
Ana Mendes Godinho Secretária de Estado do Turismo destacou o facto da Junta de Freguesia da Misericórdia ter sido a primeira a assinar o contrato. “Foi um trabalho difícil, porque foram os pioneiros, mas foi verdadeiramente desafiante! Tenho a certeza que este projeto vai ser exemplo para muitos outros que irão surgir.” Ana Mendes Godinho afirmou ainda a importância que esta linha de apoio terá “para a promoção da coesão social, já que o turismo não vive para si. Vive para os outros”.
Já Luís Araújo, Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, salientou a necessidade do equilíbrio entre as várias funções existentes num território. “Uma cidade para ser boa para os turistas deve ser boa para quem lá vive.”
Também a Carla Madeira, Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, lembrou os esforços que têm sido levados a cabo pela Junta de Freguesia da Misericórdia no sentido de promover o equilíbrio entre a função turística e comercial do território e a função residencial. “Temos vindo a transmitir regularmente as nossas preocupações à Câmara Municipal de Lisboa e ao Governo. Queremos participar no processo de melhoria da realidade existente, promovendo um crescimento sustentável do turismo nesta zona da cidade e encontrando soluções que permitam tornar os impactos negativos em positivos. E este projecto é uma enorme mais valia para atingirmos os nossos objectivos”.
A Linha de Apoio à Sustentabilidade tem como objectivos a integração entre residentes e turistas, a dinamização económica dos espaços urbanos, a promoção do consumo de produtos locais pelos visitantes, a realização de ações de educação/sensibilização ambiental e social no turismo e iniciativas de valorização da identidade do país, das comunidades locais e que facilitem o diálogo entre gerações. Até agora foram apresentadas 51 candidaturas, tendo sido aprovados oito projectos.