
Linha Microcrédito Turismo de Portugal já pagou 26,1 milhões de euros a 3.315 empresas
A linha de microcrédito criada especificamente para apoio à tesouraria das microempresas, tinha comprometidos até dia 11 de Maio, 45,5 milhões de euros. Já foram aprovadas 4.467 candidaturas e pagos 26,1 milhões de euros a 3.315 empresas.
Segundo indicou a AHRESP - - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, no seu Boletim Diário onde os associados podem encontrar informações e esclarecimentos no âmbito do Covid-19.
Nessa informação indica ainda que para hoje se prevê a reabertura das actividades de Restauração das ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira, com novas regras quanto a lotação máxima, higienização dos espaços, uso de máscara e disponibilização de desinfectante para as mãos, entre outras regras determinadas pela Direcção Regional da Saúde dos Açores. Para 25 de Maio e 29 de Maio está prevista a abertura em outras ilhas.
De referir que a Associação lançou o Guia de Boas Práticas para a reabertura dos Estabelecimentos de Restauração e Bebidas. A AHRESP assinou ontem, na presença do Primeiro-Ministro, um Protocolo de Cooperação com a Direcção-Geral da Saúde para a elaboração, divulgação e aplicação de recomendações de saúde, higiene e segurança adequadas ao momento actual de combate ao contágio e propagação do coronavírus SARS-COV-2, válidas para o sector da restauração e bebidas.
Esclarece ainda que na qualidade de representante nacional do sector de actividade do Campismo, Caravanismo e Hotelaria de Ar Livre, submeteu ontem ao Governo a correspondente proposta de normas de autorregulação, as quais, conjuntamente com o compromisso de adesão ao SELO “CLEAN & SAFE”, se entende constituírem as condições necessárias para a reabertura destes empreendimentos no próximo dia 18 de Maio, em conjunto com a reabertura dos estabelecimentos de restauração e bebidas.