CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Hotéis Vila Galé: “aguentar” enquanto não chega a retoma

6 de abril de 2020

O segundo maior grupo hoteleiro português “congratula-se com medidas económicas aprovadas no Brasil” de apoio ao sector hoteleiro.

A situação no Turismo é particularmente dramática e toda a gente percebe porquê. As viagens acabaram, os aviões estão parados em terra, os turistas, ou potenciais turistas, confinados em casa aguardando que a pandemia seja coisa do passado. O sector - cá, como no Brasil - não poderá sobreviver sem importantes apoios dos Estados.

Com 27 hotéis em Portugal e 9 no Brasil - onde é o maior operador de resorts com tudo incluído - , o Grupo Vila Galé vê esta pandemática crise com apreensão — tal como todo o sector hoteleiro —, mas com a perspectiva que haverá vida, viagens, férias e turismo uma vez derrotado o novo coronavírus.

Daí que o grupo Vila Galé se congratule “com as primeiras medidas aprovadas pelo Governo Federal brasileiro de apoio à economia e ao turismo no país, sendo uma das empresas beneficiadas por este pacote”. Na opinião do grupo, estes apoios “são essenciais para a manutenção dos postos de trabalho, já que o pacote de auxílio anunciado prevê evitar um milhão de despedimentos no Brasil e contribuir para a recuperação económica do país num curto espaço de tempo”.

“O que temos agora à mesa é um corte total de receitas. Imagine-se o que significa desaparecerem de repente todas as receitas, para empresas que têm um volume muito significativo de custos fixos e encargos financeiros. (...) para Abril e Maio a previsão é ter receita zero” - referia Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo, à edição desta semana do Expresso .

Não obstante o instantâneo despoletar da crise, o grupo Vila Galé conseguiu ainda assim concluir dentro do prazo as instalações dos hotéis na serra da Estrela e em Alter do Chão, que “estão prontos a abrir e inaugurar logo que possível”. E prevê concluir ainda em 2020 as unidades Douro Vineyards e em São Paulo, no Brasil, concluindo até 15 de Maio a central de preparação de frutas no Vila Galé Clube de Campo em Beja.