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Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

 

Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

 

Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

 

Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

 

Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

 

Histórico eléctrico de Sintra retoma viagens em Abril

2 de dezembro de 2020

O icónico eléctrico de Sintra entrou em obras de reabilitação e manutenção. Até Abril está parado. A circulação foi suprimida desde ontem, 01 de Dezembro e e assim estará até ao final de Março de 2021.

O elétrico de Sintra, um dos ex-libris da região, surgiu em 1904 para preencher a necessidade de ligar a vila à Praia das Maçãs. Hoje funciona como um transporte turístico e continua a fazer a ligação entre a Vila e a Praia das Maçãs.

São quase 13 quilómetros de percurso sinuoso entre a serra e o mar, de uma viagem que dura cerca de 45 minutos e onde os passageiros podem usufruir de carruagens abertas ou fechadas. Em Abril, é de tomar de novo o velhinho eléctrico para as praia atlântica da Maçãs. Um passeio imperdível.

 

Um eléctrico com história

Segundo conta a autarquia de Sintra, “a ideia de ligar Sintra a Colares e, posteriormente, à Praia das Maçãs surgiu em 1886. Durante vários anos foram feitas sucessivas tentativas para a concretização deste projeto que fracassaram uma a uma”.

Só em Novembro de 1898 - adianta o o segundo município mais populoso do país - “foi dado um passo de gigante, quando a Câmara Municipal de Sintra concedeu a Nunes de Carvalho e Emídio Pinheiro Borges, pelo prazo de 99 anos, a concessão para construir e explorar um caminho de ferro a vapor entre Sintra e a Praia das Maçãs, mais tarde substituída pela tracção eléctrica”.

Depois disso, foi um percurso atribulado com a sucessão de empresas que acabaram na falência.

“A partir de 1953, os eléctricos passam a funcionar somente durante o Verão e, em 1955, é encerrado o troço Praia das Maçãs-Azenhas do Mar. Em 1958 o mesmo acontece ao troço entre a Vila Velha e a Estação de Sintra, devido ao alargamento da Volta do Duche e do incremento do tráfego automóvel nesta zona de Sintra.

Em 1974, o eléctrico parecia condenado. Há muito que só funcionava no Verão e nesse ano deixou mesmo de operar. Em de julho de 1975 é autorizada a substituição dos elévtricos por autocarros.

Apesar de todas as adversidades, - conta o sítio do município de Sintra, Património Mundial da Humanidade há 25 anos - “a vontade de colocar os eléctricos novamente nos carris não acabou e a 15 de Maio de 1980, foi oficialmente reiniciada a circulação dos eléctricos nesta linha mas, somente entre o Banzão e a praia”.

E adianta:

“Entre 1996/97 foi recuperado o troço entre a Ribeira e a Praia das Maçãs e a 30 de Outubro de 1997, a Ribeira viu novamente a chegada dos eléctricos. A 4 de Junho de 2004, precisamente no ano do seu centenário, os eléctricos chegam de novo a Sintra, mais propriamente até à zona da Estefânia.