
Algar benagil, Algarve @ATA
Turismo do Algarve continua a promover-se além fronteiras
André Gomes, Presidente da Associação Turismo do Algarve (ATA), revela que a promoção internacional do Algarve continua a ganhar força em Março, sendo os EUA um dos alvos preferenciais.
Segundo André Gomes: "A promoção internacional do Algarve continua a ganhar força em Março. Este mês, damos especial atenção aos Estados Unidos, um mercado com um potencial significativo de crescimento para a região, tanto no turismo de lazer, como no turismo de negócios, e onde continuamos a investir de forma continuada. A presença em iniciativas como o SMU International, e os eventos exclusivos que vamos organizar, em Boston e Nova Iorque, em parceria com a SATA e United Airlines, para reforçar a promoção de rotas que permitem ligar o Algarve ao mercado norte-americano, são passos concretos em direcção a esse objectivo de maior aproximação.
Mantemos ainda o nosso compromisso de diversificação da oferta, continuando a abrir caminhos para promover, de forma direcionada, alguns segmentos estratégicos. Em Março, vamos dar palco a segmentos como o turismo de natureza, o turismo desportivo e o turismo de negócios, através da participação em vários eventos especificamente criados para atender aos interesses e necessidades de cada um destes públicos especializados.
Através das várias acções previstas, queremos garantir que o Algarve continua a evoluir como um destino de referência global, captando novos mercados e consolidando segmentos de alto valor acrescentado. Estamos confiantes que o trabalho que estamos a desenvolver contribuirá para fortalecer a competitividade da região e atrair um turismo cada vez mais qualificado e sustentável".
Além dos EUA, a ATA vai estar presente em diversas feiras. No último fim-de-semana esteve na Fiets & Wandelbeurs, na Bélgica. Entre os dias 4 e 6 de Março, estará na feira ITB Berlim, na Alemanha.
Organização de visita de imprensa: The Guardian. Entre 3 a 6 de Março, o Turismo do Algarve vai receber a jornalista britânica Amelia Duggan, do conceituado diário inglês The Guardian, que se desloca à região para fazer um artigo sobre Tavira, a ser publicado ainda durante o mês de Março.
Entre 10 e 12 de Março, o Turismo do Algarve vai marcar presença no workshop SMU International, em Nova Iorque, um evento profissional exclusivamente dedicado ao turismo de negócios. Durante esta iniciativa, onde irá reunir com potenciais clientes deste segmento - agências, empresas e associações sediadas nos Estados Unidos da América e no Canadá -, a equipa do Turismo do Algarve terá também a oportunidade de realizar networking e de fortalecer relações profissionais estratégicas.
Nos dias 12 e 13 de março, participa no programa "Hosted Buyers" da BTL 2025. No seguimento da presença na BTL, o Turismo do Algarve vai receber entre os dias 14 a 16 de março, um grupo selecionado de 20 operadores e agentes turísticos - provenientes de 11 mercados: EUA, Canadá, Brasil, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Suécia, Suíça, Polónia e Chéquia -, organizando uma visita guiada à região.
No âmbito das parcerias de promoção comercial, o Turismo do Algarve volta a apostar, este ano, em mais uma edição do Algarve Residential - Parceria Your Golf Travel – Algarve Residential 2025, entre os dias 22 de Março e 13 de Abril, uma iniciativa estratégica no âmbito da qual uma equipa de parceiros é convidada para uma experiência imersiva na região. Esta acção tem como objetivos consolidar a posição da região como referência no golfe europeu e promover um impacto duradouro no mercado britânico.
Participação no evento Sports & Events Europe, entre os dias 25 a 27 de Março, um evento dirigido a profissionais ligados à área do turismo desportivo.
Durante esta iniciativa, que decorre em Málaga, haverá a possibilidade de reunir com organizadores de viagens desportivas internacionais, equipas, agências de incentivos, organizadores de torneios, entre outros agentes especializados neste segmento, com o objetivo de dar a conhecer a diversificada oferta do Algarve relacionada com o turismo desportivo em todas as suas vertentes.
Organização de Algarve workshop - Boston, nos EUA, no dia 25 de Março. O Turismo do Algarve, em colaboração com a companhia aérea SATA Azores Airlines, vai organizar um evento exclusivo em Boston, com o objetivo de reforçar a promoção das rotas entre os aeroportos Logan, em Boston, e JFK, em Nova Iorque e Faro (via Ponta Delgada) - uma ligação estratégica para aproximar o Algarve do mercado norte-americano.
Organização de evento: "United Airlines New Services to Algarve"- Nova Iorque, EUA, no dia 27 de Março. O Turismo do Algarve, em colaboração com United Airlines e a ARPT Madeira, vai organizar um evento em Nova Iorque, onde terá a oportunidade de promover o destino, a propósito das novas rotas criadas por esta companhia aérea com destino a Faro e ao Funchal.
O Turismo do Algarve vai apoiar ainda no dia 28 de Março, uma visita à região promovida pelo operador turístico Luxair, que trará ao Algarve 10 directores de agências de viagens belgas. Os participantes terão a possibilidade de assistir a uma apresentação do destino, sendo esta uma boa oportunidade para promover o Algarve junto de decisores dos mercados belga e luxemburguês.
No mesmo dia 28 de Março, o ATA apoia a visita de familiarização ao Algarve: STR. O operador austríaco STR vai convidar seis agentes de viagens do mercado austríaco para virem conhecer a região. O Turismo do Algarve irá dar apoio a esta visita, proporcionando uma apresentação do destino junto dos participantes.
Organização de visita de imprensa: The Met Golfe, entre 23 a 28 de Março, o Turismo do Algarve vai organizar uma visita ao destino para o fotógrafo e redator especializado em viagens de golfe, David J. White, que irá escrever um artigo sobre Lisboa e o Algarve para a revista Met Golfer in the USA, a propósito do lançamento de uma nova secção online de viagens - Met Golfer Traveler.