The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel entrou na lista dos Historic Hotels Worldwide®
O The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, pertencente à marca criada pela Sonae Capital Hotelaria em 2021, e que resultou de uma cuidade reabilitação de uma parte da centenária estação de combóios, em Lisboa, passou a integrar a Historic Hotels Worldwide, o programa oficial do National Trust for Historic Preservation (nos EUA), que reconhece e celebra os melhores hotéis históricos em todo o mundo.
A Historic Hotels Worldwide promove o património e as viagens culturais ao apresentar uma prestigiada colecção de tesouros históricos, incluindo hotéis e outros alojamentos com mais de 10 séculos de existência em 47 países de todo o mundo.
Recorde-se que a Estação de Santa Apolónia foi inaugurada oficialmente no dia 01 de Maio de 1865. à época, “a construção da estação de Santa Apolónia foi uma das maiores obras no sector dos caminhos de ferro em Portugal, devido às suas grandes dimensões e ao facto de ter sido instalada em terrenos conquistados ao Rio Tejo” pode ler-se na Wikipedia
"Felicitamos The Editory Collection Hotels e a unidade hoteleira da Sonae pelo seu cuidadoso trabalho de preservação histórica, gestão e visão que permitirão às gerações futuras de viajantes experienciar este destino histórico único - afirmou Lawrence Horwitz, Vice-Presidente Executivo da Historic Hotels of America e da Historic Hotels Worldwide, ao acolher o novo membro.
The Editory Collection Hotels é uma marca que reúne uma dezena de hotéis em Portugal, sublinhando as características únicas de cada local e a história dos edifícios onde a marca está implantada. Alguns exemplos disso são The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, em Lisboa, mas também, no Porto, exemplos como The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel, um edifício icónico na principal avenida da cidade que reaviva as memórias de outras décadas; The Editory House Ribeira Porto Hotel, outrora sede do BalleTeatro; e The Editory Artist Porto Hotel, em tempos a casa da Escola Artística Soares dos Reis, que ainda preserva o espólio de uma das maiores instituições de ensino artístico em Portugal.
De acordo com Isabel Tavares, Directora de Vendas e Marketing da Editory Hotels, "Ao tornar-se membro da Historic Hotels Worldwide, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel alcança o reconhecimento de um compromisso sério e consciente com a responsabilidade de gerir um património único. Temos um edifício que conta a história do seu país e que recebe milhares de visitantes de diferentes geografias. Somos um local de entrada e de saída na cidade e, a cada visita, oferecemos um pouco da nossa história e do nosso compromisso", refere.
The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel: rico em história e integridade arquitectónica
Inaugurada em 1865, a Estação de Santa Apolónia sofreu várias transformações ao longo dos anos, como renovações que mudaram a cor da fachada e melhoraram o acesso dos hóspedes. Mas nunca perdeu o carácter histórico que a tornou num marco célebre entre inúmeros lisboetas, bem como na sociedade portuguesa em geral. Por exemplo, a famosa varanda por cima da entrada da estação foi o local onde o antigo Presidente da República Mário Soares saudou a multidão no dia 28 de Abril de 1974. O ex-Presidente da República Mário Soares tinha regressado do exílio durante a Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974), que marcou o fim da ditadura em Portugal.
Sobre a Historic Hotels Worldwide
A Historic Hotels Worldwide é uma coleccção prestigiada e distinta de tesouros históricos, incluindo hotéis históricos de luxo construídos em antigos castelos, palácios, academias, haciendas, vilas, mosteiros e outros alojamentos históricos ao longo de dez séculos. A Historic Hotels Worldwide representa a melhor e mais distinta colecção global de mais de 320 hotéis históricos em 47 países. Os hotéis admitidos na Historic Hotels Worldwide são autênticos tesouros históricos, demonstram preservação e celebram o significado dos edifícios. A elegibilidade para a integração na Historic Hotels Worldwide está limitada aos hotéis históricos distintos que cumprem os seguintes critérios: a idade mínima do edifício é de 75 anos ou mais; historicamente relevante como um local significativo com um distrito histórico, um marco historicamente significativo, um local de um evento histórico, a antiga casa de uma pessoa famosa ou o centro histórico de uma cidade; o hotel celebra a sua história apresentando recordações, obras de arte, fotografias e outros exemplos do seu significado histórico; reconhecido por uma organização nacional de preservação ou de edifícios históricos ou localizado no Património Mundial da UNESCO; e atualmente utilizado como hotel histórico. Para obter mais informações, visite HistoricHotelsWorldwide.com.