Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Teatro da Vilarinha no Porto vai ser reabilitado

Fotos de União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Teatro da Vilarinha no Porto vai ser reabilitado

17 de outubro de 2025

O concurso público para a reabilitação e gestão do Teatro da Vilarinha, lançado em maio pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, foi atribuído à empresa unipessoal Arabesco Melódico, detida pelo maestro Eliseu Silva.

De acordo com o contrato disponibilizado no portal de contratação pública Base,  a decisão de adjudicação foi aprovada em 04 de Setembro e o prazo de execução do contrato é de 25 anos, podendo ser renovado por mais cinco anos.

É obrigação do vencedor do concurso a “realização dos trabalhos de reabilitação e todas as obras necessárias à conservação, manutenção e reparação dos bens afetos à concessão, assim como a respetiva gestão e a exploração do Teatro da Vilarinha, através de uma programação cultural eclética, abrangente, adequada e aberta a vários públicos”, pode ler-se no mesmo documento, que dá conta que o prazo máximo para a fase de reabilitação do imóvel é de 18 meses.

A proposta da Arabesco Melódico foi a única que se apresentou a este concurso público.

Segundo a candidatura apresentada por Eliseu Silva, a programação cultural do espaço deverá ter início a partir de Setembro de 2027.

O concurso público lançado referia que o vencedor teria de pagar uma contrapartida financeira não inferior a 600 euros por ano à união de freguesias, de acordo com o programa do procedimento disponibilizado. Esse valor será de 840,04 euros.

Eliseu Silva é natural do Porto, maestro e violinista de carreira internacional.