CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

St. Léger, Alcântara, Lisboa

St. Léger: Um projecto de cowork que promete transformar Alcântara

2 de agosto de 2023

Projecto desenvolvido pela promotora imobiliária Príme Portugal vai recuperar dois armazéns industriais do século XIX com 3700 m2 de área, em Alcântara, na cidade de Lisboa, num investimento de 12 milhões de euros para os transformar em modernos centros de trabalho partilhado (cowork) associado a escritórios flexíveis (flexoffice) e single tenant, partilhando o espaço.

O St. Léger, vai ficar localizado numa zona de antigos armazéns e com presença de exemplares de arquitectura industrial, o projeto vai ocupar dois antigos armazéns mesmo ao lado da LX Factory, que serão transformados num centro de escritórios mistos.


St. Léger, Alcântara, Lisboa

Com uma área total de 3.700 metros quadrados distribuídos por três pisos e jardins interiores, o projecto arquitectónico de reconstrução e transformação é do atelier Fragmentos.

O St. Léger, cujo nome se inspira na rua onde se localiza, contará ainda com um conjunto de valência e serviços de excelência, como um espaço para conferências, concertos e outros eventos, centro de reprodução audiovisual, espaços de convívio, e ainda foco nas preocupações ambientais e mobilidade eléctrica.


St. Léger, Alcântara, Lisboa

Os dois antigos armazéns, localizados na rua Maria Isabel Saint-Léger, tiveram vidas diversas ao longo dos anos, sendo que um deles chegou a albergar parte de uma vasta coleção de carros, armazenados ao nível do piso zero do edifício. Antes desta ocupação motorizada, o edifício chegou a funcionar enquanto estaleiro de manutenção e reabilitação de barcos. Não é certo o ano de construção de ambos os armazéns, muito embora sejam construções de finais do século XIX.


St. Léger, Alcântara, Lisboa

Frederico Rosales, director-executivo da Prime Portugal, que em Portugal tem apostado na reabilitação de luxo, salienta que “os espaços de coworking são uma tendência muito forte em cidades da Europa. As grandes empresas preferem, agora, ter diversas localizações do que ter todos os colaboradores centralizados, num só sítio, permitindo uma maior flexibilidade laboral”.  Frederico Rosales explica ainda que “o St. Léger apresenta um look industrial, do género “Brooklyn style”, muito clean e ao mesmo tempo sofisticado. São espaços com muita luz, muito amplos, mas com privacidade. Isto permite que tenhamos escritórios com muita luz e amplos, mas cada um tem o seu espaço privado para as suas equipas”.


St. Léger, Alcântara, Lisboa

A Príme Portugal Investment é uma empresa de promoção e gestão imobiliária dedicada à criação de valor através do desenvolvimento de projetos diversos, que abrangem desde reabilitação residencial a empreendimentos de uso misto de grande dimensão, sempre com foco na oferta de qualidade ímpar.

Presente em Portugal desde 2016, a Príme Portugal tem seis projectos residenciais em Lisboa, de que se destacam o Liberdade 49’, o Nau 30 e o Bow, os três localizados no eixo Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade.