
Sierra Canyon School vai abrir nova escola internacional em Alcochete já em 2026
A Sierra Canyon School, instituição de ensino norte-americana sediada em Los Angeles, vai abrir a sua primeira escola internacional na Europa, com localização em Alcochete. A nova unidade, denominada Sierra Canyon American International School (SCAISchool Portugal), deverá iniciar actividade em Setembro de 2026.
O projecto, desenvolvido em parceria entre a Sierra Canyon School e parceiros portugueses, visa implementar em Portugal o modelo educativo da instituição norte-americana, que integra componentes académicas, culturais e desportivas. A futura escola vai adoptar o currículo International Baccalaureate (IB), sendo trilíngue: com o inglês como língua principal de ensino, o português como língua de integração e o francês como segunda língua estrangeira.
O campus, com 17 hectares, ficará localizado junto ao futuro Aeroporto Lisboa Sul e à nova travessia do Tejo, numa área identificada como estratégica pela proximidade à capital e pelas condições para o desenvolvimento de um campus educativo de larga escala.
Segundo Teresa Costa Monteiro, responsável pela implementação do projecto em Portugal, a escolha de Alcochete pretende “criar uma escola integrada num território em crescimento e acessível a partir de Lisboa”.
O projecto arquitectónico é da responsabilidade da firma transnacional Broadway Malyan, com um vasto portefólio de experiência em edifícios escolares e universidades, em colaboração com Tiago Silva Dias – Silva Dias Arquitectos, e foi concebido para promover a ligação entre os espaços de aprendizagem e a envolvente natural. Não se conhecem até ao momento imagens do projecto.
A SCAISchool Portugal deverá oferecer ensino desde os primeiros ciclos até ao ensino secundário e enquadra-se na estratégia de internacionalização da Sierra Canyon School, que conta com mais de 1.000 alunos nos Estados Unidos.















