Rural Move vence Prémio Manuel António da Mota 2025
A Rural Move – Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa Densidade venceu a 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, no valor de 50 mil euros, anunciou a Fundação Manuel António da Mota.
Com sede em Miranda do Douro, a associação foi distinguida entre 10 finalistas pelo trabalho que desenvolve desde 2020 na promoção do repovoamento e investimento em territórios de baixa densidade, apoiando jovens, trabalhadores remotos, empreendedores, migrantes e membros da diáspora a viver e integrar-se em zonas rurais.
O 2.º prémio foi atribuído à Cáritas da Ilha Terceira e o 3.º ao MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual de Vila do Conde, que recebem 25 mil e 10 mil euros, respectivamente. Sete outras instituições receberam menções honrosas no valor de cinco mil euros cada.
A Fundação sublinha que esta edição, dedicada ao lema “Sempre Solidários”, distingue organizações que se destacam na luta contra a pobreza, inclusão social, integração de migrantes, valorização do interior, saúde, educação e inovação social.
A cerimónia de entrega decorreu ontem, domingo, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.













