
LoureShopping
RioSul, LoureShopping, 8ª Avenida e Forum Madeira batem recorde histórico de afluências em 2025
RioSul, LoureShopping, 8ª Avenida e Forum Madeira, centros comerciais geridos pela Castellana Properties somaram mais de 26 milhões de visitas durante 2025, um aumento superior a 2% face ao ano anterior.
A estratégia de aposta da Castellana Properties em Portugal teve início em Outubro de 2024, com a aquisição do RioSul, LoureShopping e 8.ª Avenida, num investimento de 176,5 milhões de euros. Mais tarde, em abril de 2025, a empresa adquiriu o Forum Madeira, no Funchal. Destes, durante 2025, o RioSul foi o centro comercial que registou o maior crescimento de afluência no último ano (+4,8%), chegando a superar os 8,1 milhões de visitas. O LoureShopping e o 8.ª Avenida ultrapassaram os 6,2 milhões de visitas e o Forum Madeira aproxima-se dos 6 milhões de visitas, consolidando a sua posição de liderança na ilha da Madeira.
Da mesma forma, as vendas aumentaram 3% no total face a 2024, com o LoureShopping a liderar o crescimento com +3,75%. Além disso, estes centros comerciais posicionam-se como motores económicos e de emprego nas suas respetivas regiões, gerando cerca de 4.000 postos de trabalho directos no total dos quatro centros. A estes somam-se os milhares de postos de trabalho indirectos gerados pela actividade dos diferentes operadores presentes nos centros comerciais.
Alfonso Brunet, CEO da Castellana Properties, reconhece a importância destes resultados e destaca: “Portugal tornou-se um mercado muito relevante para a Castellana Properties, e os recordes de afluência obtidos e o aumento das vendas são fruto de uma gestão ativa e continuada, que não só atrai visitantes, como também cria emprego e valor para as comunidades onde estamos presentes. Transformamos espaços comerciais para convertê-los em motores de vida, emprego e bem-estar”.
Por outro lado, entre Abril e Setembro de 2025, a empresa manteve uma taxa de ocupação de referência de 98,9% em Portugal. O dinamismo comercial também foi evidente com a assinatura de 44 contratos de arrendamento (incluindo 18 novas aberturas), ocupando uma área de 4.884 m².
A empresa conta com programas de fidelização inovadores, que promovem a interação direta com os visitantes, com um impacto directo comprovado e que, em apenas um ano desde o seu lançamento, contam com mais de 54.000 membros registados no conjunto de todos os centros em Portugal.
O reforço da equipa humana materializou-se através da criação de novos cargos específicos para o mercado português, bem como através da incorporação de perfis especializados em Asset Management e Leasing. Neste contexto, a Castellana Properties anunciou a nomeação de Juan Palomo como Portfolio Asset Manager para Portugal. A partir desta posição, continuará a liderar a gestão de ativos em Espanha e assumirá a responsabilidade de coordenar e liderar a equipa em Portugal. Com uma vasta trajectória na gestão de centros comerciais como o Vallsur, Los Arcos, El Faro, Puerta Europa e Bahía Sur, supervisionará igualmente as áreas de Leasinge Jurídica no país, reforçando a coerência e eficiência da gestão em ambos os mercados.













