Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Quinta da Alorna constrói nova sala de enoturismo e eventos

 

Quinta da Alorna constrói nova sala de enoturismo e eventos

28 de outubro de 2025

A histórica Quinta da Alorna em Almeirim, referência da região ribatejana do Tejo e símbolo do património vitivinícola português, prepara-se para um novo capítulo na sua longa história. A produtora de Almeirim escolheu a Beelt – Engenharia e Construção para liderar a obra de reabilitação e ampliação daquela que será a futura Sala de Enoturismo e Eventos José Santos, com inauguração prevista para 2026.
Com um prazo estimado de 12 meses e uma área total de 564 m², o projecto combina tradição e modernidade. O Atelier Miguel Lopo de Carvalho Arquitetos assina a arquitectura, num trabalho que cruza a reabilitação do antigo pombal e da antiga adega da propriedade com uma nova construção adjacente.






“Com a construção da Sala José Santos, procuramos valorizar o património tricentenário da Quinta da Alorna e criar um espaço que reflicta a nossa identidade. Este novo ambiente vai aproximar-nos dos consumidores e parceiros, promovendo uma verdadeira imersão na nossa história e cultura vitivinícola”, sublinha Tomás Caiado, Director Comercial da Quinta da Alorna.
A nova sala homenageia José Santos, colaborador mais antigo da casa, que há mais de sete décadas trabalha com três gerações da família Lopo de Carvalho. O edifício inclui uma Biblioteca de Vinhos, dedicada ao portefólio e aos 300 anos de história da marca, bem como um espaço para eventos corporativos e institucionais.
“Este projecto representa a oportunidade de colocar a engenharia ao serviço de um legado com mais de três séculos”, afirma Filipe Soares, Director de Produção da Beelt. “A intervenção conjuga a reabilitação da estrutura existente com a criação de uma nova área em estrutura metálica e acabamentos em betão afagado, pedra lioz e cortiça negra, integrando soluções contemporâneas sem perder o carácter histórico do conjunto.”

Implantada junto à icónica Alameda dos Plátanos, a futura Sala José Santos será um espaço de celebração e partilha, onde o vinho, a história e a arquitectura se encontram.
Com quase três séculos de existência, a Quinta da Alorna foi fundada em 1723 por D. Pedro de Almeida, 1.º Marquês de Alorna, e é hoje uma das mais prestigiadas produtoras da região do Tejo. Entre vinhas, palácio, jardins e natureza, continua a ser um destino incontornável para quem procura autenticidade, elegância e uma experiência enoturística com alma portuguesa.