Projeto de arquitectura LivingLab do dstgroup na exposição de Norman Foster no Centro Pompidou em Paris
O projecto de arquitectura LivingLab do dstgroup está patente na exposição de Norman Foster no Centro Pompidou em Paris, tratando-se da maior exposição retrospectiva do artista das últimas seis décadas.
Enquanto consultores do projecto, Norman Foster e a sua equipa multidisciplinar estão a desenvolver o design conceptual dos sistemas de construção e de soluções modulares e de pré-fabricação.
Devido à importância que Norman Foster reconhece ao propósito deste projecto decidiu que o LivingLab deveria fazer parte da sua exposição retrospectiva.
Com uma área de 2200m2, a exposição é comissariada pelo diretor-adjunto do MNAM-CCI (Musée National dÁrt Moderne, Centre de Création Industrielle), Frédéric Migayrou, concebida por Norman Foster e executada em colaboração com a Foster + Partners e a Norman Foster Foundation.
A exposição organiza-se em sete temas: Natureza e Urbanidade, Pele e Ossos, Cidade Vertical, História e Tradição, Planeamento e Localização, Redes e Mobilidade, e Futuro, sendo, portanto, uma compilação completa do trabalho do arquiteto. O LivingLab está patente na ala dedicada ao tema Natureza e Urbanidade, ao lado dos mais recentes trabalhos da Fundação Norman Foster, o Masterplan da reconstrução da cidade de Kharkiv, na Ucrânia.
"Esta exposição traça os temas de sustentabilidade e antecipação do futuro. O nascimento da prática na década de 1960 coincidiu com os primeiros sinais de consciência da fragilidade do planeta. Ao longo das décadas, procuramos desafiar as convenções, reinventar os tipos de construção e demonstrar uma arquitetura de luz e leveza, inspirada na natureza, que pode ser alegre e ecológica", afirma Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster+Partners e presidente da Foster Foundation.
Recorde-se que o Living Lab é um empreendimento com cerca de 4.000 m2 e aproximadamente 100 unidades modulares habitáveis que responderão a diferentes programas funcionais, designadamente: residências para estudantes; habitações; hotelaria; residências hospitalares; residências seniores e espaço público, que o dstgroup está a desenvolver para a testagem de sistemas construtivos modulares, na sua sede, em Braga.
O Living Lab será um laboratório de I&D para soluções de construção modular, que pretende satisfazer as necessidades nacionais e internacionais de uma construção sustentável.
Neste centro de pesquisa à escala real, o dstgroup em conjunto com Norman Foster está determinado em encontrar as respostas aos desafios colocados pela construção modular e em fazer o que nunca foi feito.