Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal

Primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal

Primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal nasce pela mão do dstgroup

20 de outubro de 2025

O dstgroup, em colaboração com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), inaugurou o primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal.

Este projecto formativo, inédito no nosso país, estabelece, pela primeira vez, uma sinergia efectiva entre o ensino profissional, o ensino superior e o sector empresarial, criando um verdadeiro ecossistema de conhecimento, inovação e empregabilidade.

O Campus nasce da escola industrial dst, criada para resgatar a tradição das antigas escolas industriais e comerciais dos anos 80 e dar resposta às exigências actuais do mercado de trabalho. Esta escola é já um espaço formativo homologado pela DGEstE, com cursos profissionais e de especialização tecnológica para alunos do 9.º ano e para diplomados do 12.º ano, em áreas estratégicas para a indústria, como energia, electricidade, climatização e manutenção.


Primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal

"Interessa-nos a ideia da industrialização do país. Não há industrialização sem competências industriais. Quisemos voltar à ideia das escolas industriais com as suas oficinas, professores especialistas nos ofícios que ensinavam e as tutorias que acompanhavam a aprendizagem do saber fazer. Interessa-nos, também, a dignificação das profissões e interessa-nos restaurar o brio profissional – a ideia de artista. O que a escola industrial dst faz é o equivalente ao que a escola Bauhaus fez no século passado. Juntar os ofícios às artes. Incentivar a beleza no trabalho. Introduzir nas aprendizagens conteúdos das artes liberais para que aumente a elasticidade destes futuros artistas", esclarece o presidente do Conselho de Administração do dstgroup, José Teixeira.

Com arranque no ano letivo de 2025/2026, o Campus funcionará como incubadora de talento e motor de transformação para a região, oferecendo estágios e oportunidades de integração profissional no dstgroup, alinhando o ensino com as reais necessidades do mercado de trabalho.

Este projecto representa mais do que um centro de formação: é um laboratório vivo de aprendizagem e inovação, onde o conhecimento académico se alia à experiência prática da indústria, promovendo um ensino que prepara os jovens para os desafios de uma economia cada vez mais digital, tecnológica e competitiva.


Primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal

"O novo Campus do Pensamento Industrial e Digital posiciona-se como um projecto inovador para o ensino, integrando três realidades distintas, que se complementam no seu objetivo comum, que é o ensino para indústria cada vez mais digital, no sentido do aumento da competitividade da indústria, conforme expresso nos relatórios "Letta" e "Draghi". Acredito que esta parceria seja um projeto piloto, disruptivo no panorama da preparação para uma indústria mais capacitada para os desafios que se avizinham no futuro, e que requerem uma forte componente prática, aliada a conhecimentos técnico-científicos que promovam a inovação e acrescentem valor", destaca a Professora Doutora Maria José Fernandes, presidente do IPCA.

Também o Diretor Geral da EPATV, João Luís de Matos Nogueira, reforça o carácter estratégico da iniciativa: "Estamos convictos de que esta iniciativa representa uma oportunidade única para criar um ecossistema de inovação, onde formação profissional, ensino superior e setor empresarial se articulam de forma integrada, potenciando uma resposta eficaz aos desafios económicos, sociais e tecnológicos da região e do país. Em conjunto com o IPCA e o dstgroup, acreditamos que o Campus se afirmará como um polo de excelência com impacto positivo e duradouro nas pessoas, nas organizações e no desenvolvimento regional".


Primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital em Portugal

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, destaca, precisamente, o impacto estratégico do projecto para o território: "A criação do Campus do Pensamento Industrial e Digital é um projeto que vem consolidar e reforçar o pilar estratégico de desenvolvimento sustentado do concelho, privilegiando o conhecimento e a inovação para o reforço da competitividade e da dinamização económica e social do nosso território. Constitui um investimento determinante na valorização dos jovens, ao proporcionar formação avançada na área da Indústria 4.0 e da transformação digital, preparando-os para responder aos desafios tecnológicos e profissionais de um mercado de trabalho em constante evolução".

Assumindo-se como um polo de inovação pedagógica e tecnológica, este Campus contribuirá para o aumento da competitividade da região do Minho e, em última análise, da economia nacional.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026