
Prémio EFAPEL - Foto Rafael Machorro e Arquitecta Sílvia Alves, Prémio Inovação.
Prémio Arquétipo distingue projectos que aproximam arquitectura da indústria
A Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos anunciou os vencedores da 4.ª edição do Prémio Arquétipo, iniciativa que promove a ligação entre arquitectos e indústria. O galardão principal, no valor de 6 mil euros, foi atribuído ao projecto BACO, uma série de interruptores e tomadas de embeber, desenvolvida pelo arquiteto Vasco Almeida e pelo estudante de arquitectura José Pereira.
O júri destacou a inovação, a apresentação e o potencial de mercado da proposta, que será desenvolvida e apresentada publicamente na Feira Concreta, em 2026. O mesmo projecto venceu também o "Prémio Inovação N41º EFAPEL".
Na categoria "Prémio Inovação N41º JJTEIXEIRA", o júri distinguiu a arquitecta Sílvia Alves pela cozinha-armário Cabinete XXI, uma solução modular e expansível que integra todas as funções de uma cozinha num único elemento.
A cerimónia de entrega decorreu na sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, no Porto, e contou com a presença do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.