Premiadas obras de reabilitação em Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada e Porto
A gala do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 decorreu esta quarta-feira na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. O evento principal desta 12.ª edição contou com a presença de 250 convidados, com destaque para a presidente do município, Luisa Salgueiro (PS) e Helena França, CEO da SECIL Portugal, desde há muito principal patrocinador do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Na edição deste ano, estiveram a concurso 80 projectos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, oriundos de 23 concelhos, tendo sido distinguidos dez obras de intervenção nas cidades de Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada e Porto.
Do painel de jurados da edição de 2024 fizeram parte o engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquitecto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquitecto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".
Os premiados
A empreitada de construção e instalação do Funicular da Graça foi distinguida na categoria “Cidade de Lisboa”.
A capital arrecadou mais duas distinções, para o Palácio Silva Amado, na categoria “Residencial”, e para a A’Tower, na área de “Sustentabilidade”.
A categoria “Cidade do Porto” foi atribuída à reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano, que também venceu na categoria de “Impacto social”.
O Porto recebeu ainda outros dois prémios, para o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, sobre o rio Douro, na categoria de “Reabilitação estrutural”, e para o Palácio de Cedofeita - Reabilitação da Casa Honório de Lima, na categoria de “Restauro”.
Na 12.ª edição do prémio, que conta com o alto patrocínio do Governo, a Casa 1923, em Faro, foi distinguida na categoria “inferior a 1.000 m2”.
Para as ilhas foram as distinções nas categorias “Turístico”, para o Hotel Vila Galé Collection, em São Miguel, Ponta Delgada, Açores, e “Comercial e Serviços”, para a Caixa Geral de Depósitos - Funchal Sé, no Funchal, Madeira.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção, que conta com o apoio e curadoria do arquitecto Eduardo Souto de Moura e que distingue profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício, foi atribuído este ano à empresa de estuques e ornamentações de Viana do Castelo Nestor&Nestor.
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – RESIDENCIAL
Palácio Silva Amado (Lisboa)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 - COMERCIAL & SERVIÇOS
Edifício da Caixa Geral de Depósitos - Sé (Funchal)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – TURÍSTICO
Hotel Vila Galé Collection São Miguel (Ponta Delgada)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 - IMPACTO SOCIAL e PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – CIDADE DO PORTO
Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – CIDADE DE LISBOA
Funicular da Graça (Lisboa)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – INTERVENÇÃO INFERIOR A 1000 M2
Casa 1923 (Faro)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – INTERVENÇÃO DE RESTAURO
Palácio de Cedofeita – Casa Honório de Lima (Porto)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 - REABILITAÇÃO ESTRUTURAL
Tabuleiro Inferior da Ponte D. Luiz I sobre o Rio Douro (Porto)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 - SUSTENTABILIDADE
A’Tower (Lisboa)
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2024 – MESTRES DA CONSTRUÇÃO
Nestor & Nestor (Estuques)