CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Habitação

Preços e transações de habitações crescem no 2º trimestre

10 de outubro de 2022

No 2º trimestre, o Índice de Preços da Habitação registou uma valorização de 13,2% em termos homólogos, mais 1,2 pontos percentuais do que o verificado no trimestre anterior. De igual modo, foram transaccionados 43.607 alojamentos, num montante de 8.288 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 4,5% e de 19,5%, face ao trimestre homólogo, respetivamente,revela a análise de conjuntira da construção da AICCOPN.

De acordo com o relatório, divulgado hoje pela AICCOPN, no segundo trimestre, também a área licenciada para habitação e para edifícios não residenciais aumentou, até Julho, respectivamente, 1% e 2,5% em termos homólogos e o número de fogos licenciados em construções novas apresenta, no mesmo período, um crescimento de 3,2%. Quanto ao montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras nos primeiros sete meses de 2022, verifica-se uma subida de 13,4% face ao montante registado no período homólogo do ano transacto, atingindo-se os 9.718 milhões de euros.

Deste modo, globalmente, os indicadores de produção relacionados com a construção de edifícios privados continuam a apresentar uma evolução positiva, algo que não ocorre no que diz respeito ao mercado de obras públicas já que, a este nível, permanecem praticamente inalterados os registos de queda nos concursos e nos contratos celebrados de empreitadas. Até agosto passado, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas apresenta uma redução de 18,2% em termos homólogos e o volume de contratos celebrados e registados no Portal Base regista uma variação homóloga temporalmente comparável de -40,1%2.

Ainda, relativamente ao consumo de cimento no mercado nacional, verifica-se, nos primeiros oito meses do ano, um crescimento de 2,1% face ao montante apurado em igual período do ano passado.