
Portugueses passam a vida... ao volante!
Cerca de 72% dos condutores portugueses passam diariamente entre 30 minutos e duas horas ao volante, segundo dados do mais recente relatório da EasyPark, plataforma integrada na Arrive e principal fornecedor de soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. As deslocações destinam-se sobretudo ao trabalho, mas também a actividades de lazer e acompanhamento familiar.
De acordo com o estudo, 71,9% dos inquiridos utilizam o automóvel todos os dias. Entre estes, pouco mais de metade (51,5%) conduz menos de 30 minutos por dia.
Os homens são quem mais tempo passa ao volante: 27,6% realizam deslocações com duração igual ou superior a uma hora, face a 20,8% das mulheres. Já cerca de 80% das condutoras conduzem menos de uma hora por dia, evidenciando uma menor exposição diária à condução.
«Os movimentos pendulares para os centros urbanos têm um impacto significativo na mobilidade, sobretudo nas horas de ponta...»
Entre os condutores que não utilizam o automóvel diariamente, 85,9% fazem deslocações até uma hora quando recorrem ao carro.
Segundo Jennifer Amador Tavares de Sousa, directora da Arrive para Portugal e Espanha, os movimentos pendulares para os centros urbanos têm um impacto significativo na mobilidade, sobretudo nas horas de ponta, contribuindo para o aumento do tráfego nas principais artérias e zonas residenciais.
O estudo baseia-se num questionário realizado a condutores portugueses com 18 ou mais anos em todo o território nacional.













