Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
40 anos Portugal na UE

40 anos Portugal na UE

Portugal celebra 40 anos na União Europeia

2 de janeiro de 2026

Portugal assinala na entrada em 2026 quatro décadas como Estado-Membro da União Europeia (UE), 40 anos que transformaram profundamente o país.

Passados 40 anos, os números e as histórias de vida de milhões de portugueses contam uma transformação profunda: um país que consolidou a sua democracia, modernizou a sua economia e abraçou os valores europeus da liberdade, igualdade e dignidade humana.

A adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, a 1 de janeiro de 1986, marcou o início de uma nova era para Portugal. Pouco tempo depois de sair de uma ditadura, o país dava ainda os primeiros passos para o fortalecimento de um sistema democrático e pluralista, assente numa economia social de mercado. A integração europeia ajudou a consolidar esse processo e contribuiu de forma decisiva para a criação de uma sociedade aberta e inclusiva, assente no Estado de direito e com liberdade de escolha para os cidadãos.

Atualmente, 91% dos portugueses concordam que o país beneficiou da adesão à União Europeia, um testemunho claro do impacto positivo desta parceria de quatro décadas.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinalou esta data histórica dizendo, "Há 40 anos, a nossa família europeia reuniu-se novamente. Portugal regressou ao seu lugar de direito, no coração da família europeia. Nestes 40 anos, tornámo-nos muito mais fortes, juntos. Este belo país, o jardim plantado à beira-mar, foi transformado do Minho ao Algarve. Hoje, as pessoas vivem mais tempo e ganham mais. O vosso destino, está aqui, no coração da Europa". Pode ler a declaração completa nesta página e descarregar o vídeo oficial nesta ligação.

A mensagem completa da Presidente von der Leyen pode ser ainda visualizada aqui com as respetivas legendas em português, juntamente com um spot publicitário comemorativo que será divulgado nos canais televisivos nacionais neste início do ano, reforçando os laços que unem Portugal à Europa e celebrando as conquistas desta união.

Celebrações ao longo de 2026

Para assinalar esta data, a Representação da Comissão Europeia em Portugal junta-se a parceiros como o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e o Comissariado para as Comemorações dos 40 Anos da Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, entre outros, para eventos e iniciativas de sensibilização ao longo de 2026.

"Quando olhamos para estes 40 anos, vemos uma trajetória extraordinária de crescimento, modernização e, acima de tudo, de reforço dos valores que nos unem: a liberdade, a democracia, a igualdade e a dignidade humana. A integração europeia criou oportunidades que transformaram gerações de portugueses, dando-lhes liberdade para escolher o seu destino. O investimento europeu nas regiões portuguesas traduziu-se em melhores infraestruturas, melhores serviços de saúde e educação, e numa economia mais dinâmica e competitiva. Mas esta história é feita de dois sentidos: Portugal não só beneficiou da integração europeia como também enriqueceu profundamente a União com a sua cultura, a sua solidariedade na linha da frente da proteção civil, a sua liderança na transição energética e na proteção dos oceanos, e os seus laços fortes, culturais e económicos com África e a América do Sul. Portugal é um exemplo real de que somos mais fortes juntos, de que os valores europeus nos tornam melhores e de que o futuro se constrói sobre fundações sólidas de cooperação, respeito mútuo e uma visão partilhada de um continente mais justo, mais sustentável e mais humano" destacou Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.



40 anos Portugal na UE

Quatro décadas de crescimento

Os números falam por si. Desde 1986, a esperança média de vida dos portugueses aumentou de 72,9 para 81,2 anos. O abandono escolar baixou drasticamente, de 50% em 1990 para os atuais 6,6%, enquanto o número de estudantes no ensino superior quase triplicou. Mais de 100 mil estudantes portugueses participaram em mobilidades académicas no estrangeiro através do Erasmus+, beneficiando de experiências únicas de aprendizagem e intercâmbio cultural.

Ajustado à inflação, o produto interno bruto per capita em Portugal duplicou. O emprego cresceu de 4 milhões de postos de trabalho em 1986 para 4,8 milhões em 2024, fruto de um maior crescimento económico. As exportações portuguesas para França ou Alemanha multiplicaram por 12, enquanto as exportações da Grécia para Portugal quadruplicaram. Os acordos de comércio da UE contribuíram para o aumento do peso das exportações de Portugal para fora da UE, de 7,3% do PIB em 1986 para 7,6% do PIB em 2024. Cerca de 200 mil agricultores portugueses recebem apoio vital através da política agrícola da UE todos os anos.

Mais de 95 mil milhões de euros de fundos europeus foram investidos nas regiões portuguesas, impulsionando a modernização de infraestruturas, serviços e sectores económicos. Sete mil projectos de investigação científica em Portugal foram apoiados com quase 3 mil milhões de euros, fortalecendo a capacidade de inovação do país. Portugal respondeu a 27 emergências através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e recorreu ao mesmo mecanismo para combater fogos florestais, demonstrando a solidariedade europeia em momentos críticos.