CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem Google Street View

Porto vai ter um novo hotel nos terrenos do antigo Colégio Almeida Garrett

21 de novembro de 2023

O antigo Colégio Almeida Garrett, entre a Praça Coronel Pacheco e a rua do Mirante, nas últimas décadas ocupado pelos serviços da Universidade do Porto, vai dar lugar a um hotel de 4 estrelas, com 190 quartos. O edifício encontra-se já em fase de demolição, seis anos após o edifício ser vendido pela Universidade do Porto à empresa Real Douro. No terreno com uma área total de 8.520 metros vai nascer um novo hotel de 4 estrelas. Em resposta ao Porto Canal, a Câmara Municipal do Porto esclareceu que “a operação urbanística em apreço reporta-se à demolição, alteração e ampliação de um conjunto de seis edificações existentes, promovendo ainda alterações significativas nos arranjos exteriores”.

O promotor da obra é a empresa Porto Praça Coronel Pacheco, Unipessoal Lda., com sede na rua Castilho, em Lisboa, e está ligada à imobiliária francesa Legendre Immobilier e ao empresário Jean-Baptiste Guy Henri Martin.



Porto tem 98 hotéis em fase de licenciamento

Em Portugal, o grupo tem vários projectos em curso, entre eles, o projecto 'Parque Atlântico', um projecto imobiliário de 43 habitações de luxo em co-promoção e coconstrução com o gabinete de arquitectura Arqsize, entre Carcavelos e Parede e o Antas Build, um projecto residencial das Antas, na cidade do Porto, promovido pelo consórcio Luso-Francês, Tecnibuild / Legendre.

De referir que em 2020, a agência Lusa avançou que a Qbic Hotels International Management apresentou um Pedido de Informação Prévia (PIP) “para instalação de uma unidade hoteleira com três estrelas com 240 quartos e habitação no edifício a reabilitar na frente urbana da travessa de Cedofeita, com oito fogos de tipologia T0”. Mas já antes, em 2018, tinha sido anunciado que o edifício seria transformado num edifício de habitação composto por estúdios destinados a jovens e a estudantes. O edifício foi alienado pela Universidade do Porto em hasta pública no ano de 2017, tendo, na altura, ficado o imóvel na posse da Real Douro, Promoção e Gestão Imobiliária por 6,1 milhões de euros.

O Porto tem 98 hotéis em fase de licenciamento, segundo dados do primeiro semestre de 2023 da Direcção Municipal de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal do Porto.