CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Porto, foto de Ricardo Resende em Unsplash

Porto entre as 10 cidades globais com melhor desempenho no sector imobiliário

27 de dezembro de 2024

Um estudo efectuado pela eXp Realty Portugal revelou quais as cidades globais com melhor desempenho no que diz respeito à taxa de valorização anual do mercado imobiliário, com o Porto (8º) e Lisboa (11º) a figurarem no top 15.

A eXp Realty analisou o crescimento anual do valor das propriedades em 30 cidades globais, com os números a mostrarem que o Porto se encontra entre as 10 cidades com melhor desempenho no sector imobiliário.

No último ano, o valor médio de uma casa no Porto aumentou 8,6%, colocando-o em 8º lugar no ranking compilado pela eXp Realty.

Lisboa também ocupa uma posição de destaque, no 11º lugar, tendo visto o valor médio de uma casa aumentar 4,7% nos últimos 12 meses.

Cracóvia é a cidade Em maior destaque no que diz respeito ao crescimento dos valores imobiliários no último ano. A cidade viu o valor médio de uma propriedade aumentar 24,7% em comparação ao período homólogo.

O Dubai ocupa o segundo lugar, com um aumento do valor dos imóveis de 19,4% em relação ao ano anterior, enquanto Madrid completa o top 3 com um crescimento de 18,9%.

Varsóvia (+14,2%), Salónica (+11%), Barcelona (+10,8%), Abu Dhabi (+10%), Atenas (+7,5%) e Montreal (6%) também se encontram no top 10.

Outras cidades que registaram taxas de crescimento anual notáveis incluem Mumbai (+4,6%), Tel-Aviv (+4,2%) e Manchester (+3,3%).

O desempenho do mercado imobiliário foi mais moderado em Los Angeles (+1,9%), Sydney (+1,6%), Milão (+1,6%), Deli (+1,5%), Roma (+1,5%), Jerusalém (+1,2%) e Hamburgo (+0,3%).

Sete dos principais centros imobiliários mundiais analisados pela eXp Realty registaram uma descida do valor dos imóveis no último ano.

Londres registou o declínio mais marginal, com -0,5%, enquanto as maiores reduções se verificaram em Berlim (-6,2%) e Paris (-5,5%).

"Portugal tem sido um destino incrivelmente popular e existe uma elevada procura de imóveis por parte de compradores nacionais e internacionais, especialmente nas nossas principais cidades.

Apesar disso, o país tem passado um pouco despercebido como um dos hotspots imobiliários globais, no entanto, com o Porto e Lisboa a ocuparem posições muito fortes no mercado atual, é evidente que isto está a começar a mudar.

É claro que, em Lisboa, por ser a capital, os investidores pagarão os preços mais elevados por metro quadrado, mas a encantadora cidade do Porto, com o seu estilo de vida vibrante, está a atrair todos os dias cada vez mais expatriados, o que fez com que a cidade atingisse uma taxa mais elevada de crescimento dos preços das casas no último ano", refere João Miguel Louro, director da eXp Portugal.