CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Palácio da Bolsa - Porto

Foto DR

Porto, Gaia, Matosinhos e Maia presentes na 10.ª Semana da Reabilitação para debater habitação

7 de novembro de 2022

O evento vai decorrer de 22 a 24 de Novembro no Palácio da Bolsa, no Porto. Pela primeira vez reúne as quatro autarquias para uma reflexão de âmbito metropolitano.

A Semana da Reabilitação Urbana está de regresso à cidade do Porto, de 22 a 24 de novembro. A Semana da Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e assinala este anoa sua 10ª edição.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, a que se juntam, pela primeira vez, na qualidade de Municípios Parceiros, as Câmaras Municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia. A iniciativa reúne o apoio das principais Associações do sector da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e da Academia.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou “built to rent”, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.



Entrada de acesso livre

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto “Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana mantêm a sua filosofia de acesso livre e gratuito (sujeito a registo), dirigindo-se a todos os “stakeholders” da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, a todos os que nela habitam ou trabalham.

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado e patrocínios institucionais.

Agenda completa AQUI