CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Porto: Construção do Campo Municipal de Campanhã arranca a 21 de outubro

17 de outubro de 2024

Após vários meses em análise pelo Tribunal de Contas, a Câmara Municipal do Porto recebeu luz verde para iniciar a empreitada de construção do Campo Municipal de Campanhã.

O Campo Municipal de Campanhã, que vai ser casa do Clube Desportivo de Portugal, prepara-se para ver as suas obras, a cargo da GO Porto e de acordo com o programa proposto pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto, começarem já a 21 de Outubro, segunda-feira, com um valor de adjudicação a rondar os 4,2 milhões de euros.

São 17 mil metros quadrados de terreno, entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, que vão albergar um campo com as medidas necessárias para receber jogos oficiais, relva sintética e sistema de rega automática.

O projecto, a cargo do atelier Mota&Pestana Arquitetos, contempla ainda a construção de edifícios de apoio, entre os quais instalações para um posto médico, sala de primeiros socorros, salas técnicas, balneários para atletas e árbitros, bem como salas de apoio à gestão do espaço e serviços de bilheteira, cafetaria, instalações sanitárias, uma bancada coberta para 488 espectadores, incluindo lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

O equipamento estará dotado de mais de uma centena de painéis fotovoltaicos. Está prevista, ainda, a criação de áreas verdes e ajardinadas, com a plantação de cerca de 70 árvores.

Com o lançamento da primeira pedra do futuro Campo Municipal de Campanhã, o Clube Desportivo de Portugal vê assim concretizada uma promessa antiga do executivo camarário, com a devolução de instalações desportivas após a demolição do antigo campo Ruy Navega para a construção do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC).

Com término previsto para Abril de 2026, a empreitada, adjudicada ao consórcio Construções Pardais - Irmãos Monteiros e BRAVERYGLOBE, trará um novo arruamento, que fará a ligação à Rua de Justino Teixeira. Vão ser criados 32 lugares de estacionamento e um acesso pedonal através da Rua do Dr. Sousa Ávides, junto às Piscinas Municipais de Campanhã.



Imagem de como será o estádio