
Ponte da Barca incentiva a compra e reabilitação de casas por jovens do concelho
O regulamento de incentivo fiscal à aquisição ou remodelação de habitação por Jovens residentes em Ponte da Barca entrou hoje em vigor com a publicação em Diário da República.
Segundo o documento, âos jovens ficam isentos do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) pelas aquisições que efectuarem de prédio ou fracção autónoma de prédio urbano situado na área do municÃpio, destinado exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmosâ.
Ficam ainda isentos do pagamento do IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis) por três anos, renovável por mais dois anos, relativamente a prédio ou fracção autónoma de prédio urbano situado na área do municÃpio, destinada exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmosâ.
Os jovens residentes em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, não pagarão ainda âtaxas municipais relativamente a operações urbanÃsticas destinadas exclusivamente a habitação própria e permanente e ficam isentos do pagamento das ligações de ramais de água e saneamento para habitação própria e permanente dos jovensâ.
Podem beneficiar deste apoio os jovens com idade entre 18 e 35 anos (inclusive), sendo que âo agregado do tipo 'jovem casal' pode ser casado ou viver em união de factoâ.
Ficam também âisentos do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis os prédios urbanos situados em áreas de reabilitação urbana, assim como todos os prédios urbanos concluÃdos há mais de 30 anosâ.

Foto CMPB
Minimizar esforço das famÃlias...
Os requerentes destes incentivos âterão uma redução de 50% no pagamento das taxas municipais relativamente à s operações urbanÃsticas de reabilitação destinadas exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmosâ.
Para aceder a estes incentivos, os candidatos têm de residir no concelho de Ponte da Barca, ter a sua situação regularizada relativamente a dÃvidas à Segurança Social, ao Estado Português e a impostos ou outros contributos no que concerne ao municÃpio de Ponte da Barca.
Segundo a autarquia presidida por Augusto Marinho (PSD), estes incentivos integram-se numa âestratégia integrada para aumentar a coesão e proximidade familiar, apoiar a população mais envelhecida, dinamizar o território, criar emprego, atrair investimento, fixação da população, reter mais rendimento nas famÃlias, dinamizar o mercado imobiliário e reabilitar os imóveis já existentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos jovensâ.
âO incentivo fiscal aos jovens minimizará o esforço de muitas famÃlias e conferirá maior estabilidade psico-emocional aos jovens residentes no concelho de Ponte da Barca, e contribuirá para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e justa, no âmbito das suas polÃticas de juventudeâ, lê-se no documento hoje publicado em Diário da República.
Lusa/DI