Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Ponta Delgada: Ordem dos Arquitectos propõe reabilitação da fábrica da Sinaga

 

Ponta Delgada: Ordem dos Arquitectos propõe reabilitação da fábrica da Sinaga

6 de fevereiro de 2026

A Ordem dos Arquitectos propôs a instalação de serviços sociais, habitação, pequeno comércio e espaços de lazer na reabilitação da antiga Fábrica da Sinaga, em Ponta Delgada, nos Açores. As propostas constam de um relatório orientador elaborado pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos.

Entre as medidas sugeridas estão a criação de comércio local e restauração, uma pequena indústria alimentar com espaço de consumo para produtores e empreendedores locais, bem como escritórios privados e espaços de coworking em edifícios reabilitados, destinados a freelancers, startups e pequenas empresas.


Imagem Google StreetView


O documento propõe ainda a criação de uma creche e centro de dia, a relocalização de serviços da administração pública regional e local, e um modelo de alojamento intergeracional, com unidades T0 destinadas a idosos, estudantes e jovens, complementadas por espaços comuns de convívio, lazer, leitura e estudo.
Está igualmente prevista a criação de um espaço interpretativo dedicado à história da fábrica da Sinaga e às agroindústrias açorianas da segunda metade do século XIX, bem como de um edifício-memória do património industrial, zonas verdes e áreas de lazer. O relatório sugere ainda a articulação com um pavilhão multiusos ou a criação de uma “black box” para acolher performances audiovisuais, reuniões, pequenos congressos e eventos de promoção turística e comercial.




Entre as propostas consta também a criação de um jardim etnobotânico, destinado a valorizar o conhecimento tradicional sobre as plantas associadas à agroindústria açoriana, bem como a promoção de conhecimento científico, através de ligações à Universidade dos Açores e à rede museológica regional ou nacional.

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos e a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública assinaram um protocolo de colaboração em Novembro de 2024, seguido de um contrato de prestação de serviços para definir uma estratégia de requalificação da Fábrica do Açúcar, em Ponta Delgada, e da Fábrica do Álcool, no concelho da Lagoa, ambas na ilha de São Miguel.
No relatório, a Ordem dos Arquitectos sublinha ainda a urgência de uma intervenção nas coberturas dos principais edifícios da antiga unidade industrial, de forma a travar a degradação provocada por infiltrações de águas pluviais. A fábrica da Sinaga, dedicada à transformação de açúcar, encontra-se oficialmente desactivada desde 31 de Dezembro de 2021.

Ver notícia DI AQUI

Imagens cortesia RTP