Peças icónicas do design português na “Maison et Objet» de Paris
A Adico, a mais antiga e uma das mais prestigiadas indústrias de mobiliário metálico em Portugal, une-se ao Atelier Daciano da Costa para uma colaboração que promete revitalizar e celebrar o legado daquele que é considerado o pioneiro do design nacional.
A parceria Adico X Daciano da Costa visa a reedição de algumas das peças mais emblemáticas do "pai do design português", Daciano da Costa, com uma abordagem que respeita a história e o carácter das peças originais, ao mesmo tempo que as adapta ao contexto contemporâneo.
A primeira iniciativa desta colaboração é a reedição da icónica Cadeira Peninsular, um marco do design modernista de Daciano da Costa. A peça será apresentada ao público na próxima edição da Maison et Objet, que decorre em Paris, entre 16 e 20 Janeiro. Este lançamento simboliza o compromisso das duas entidades em preservar e promover o património cultural e artístico do designer, colocando-o em destaque nos principais palcos internacionais.
A Cadeira Peninsular
A Cadeira Peninsular pertence ao conjunto de mobiliário projectado para o Grande Casino Peninsular na Figueira da Foz, em 1983. Inspirada pelos princípios do modernismo, a peça reflecte a combinação entre funcionalidade, simplicidade e sofisticação.
Nesta reedição apresentada em Paris, a Adico e o Atelier Daciano da Costa, propõem uma versão fiel ao desenho original, com a incorporação de materiais e técnicas contemporâneas que reforçam a durabilidade e a sustentabilidade da peça. O trabalho foi acompanhado de um rigoroso estudo dos arquivos, assegurando a integridade do design e dos valores estéticos de Daciano.
A Peninsular destaca-se pelas suas linhas geométricas e pelo equilíbrio entre formas rectas e curvas suaves. De estrutura metálica em inox, inclui assento e encosto estofados a veludo 100% algodão, que garante um maior conforto.
Disponível em várias cores e concebida para integrar diferentes espaços, desde escritórios a zonas de estar, esta Cadeira foi projectada para um uso prolongado, oferecendo conforto sem comprometer a estética. A ergonomia inovadora para a época tornou-a adequada tanto para ambientes domésticos como profissionais.
Sobre Daciano da Costa
Daciano da Costa (1930-2005) é reconhecido como uma figura central no design português do século XX. Com uma carreira que se estendeu por mais de cinco décadas, foi pioneiro na introdução de uma abordagem multidisciplinar ao design, abrangendo mobiliário, interiores e arquitectura. Entre os seus trabalhos mais notáveis destacam-se colaborações em projectos icónicos como o Hotel Altis, a Gulbenkian e o Complexo das Amoreiras. O seu estilo único alia modernidade e funcionalidade, consolidando-o como uma referência atemporal no panorama cultural e artístico de Portugal.
Licenciado em Pintura pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (1961), Daciano da Costa abandonou as artes visuais para se dedicar ao Design. Em 1959, fundou o "Atelier Daciano da Costa" e, com um imperativo ético e de intervenção social, entregou-se ao Design Industrial e ao Design de Interiores, sem perder de vista o Design Corporativo, numa aproximação gradual ao universo da arquitectura, à produção industrial e ao mercado.
Daciano da Costa deixou um legado notável no Design português, com obras que se destacam tanto pela funcionalidade quanto pela estética intemporal. São da sua autoria o design de interiores e equipamentos de espaços tão emblemáticos como a Biblioteca Nacional, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Villaret, o Casino do Estoril, o Centro Cultural de Belém ou da Casa da Música.
O seu mobiliário de escritório tornou-se um clássico contemporâneo. A linha de mobiliário "Cortez" é um dos exemplos mais reconhecidos do design industrial de Daciano da Costa, demonstrando a sua versatilidade, estética refinada e um profundo respeito pelos contextos arquitectónicos e culturais. A sua vasta obra integra arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, gráfico, para além de cenografia e figurinos.
As peças de Daciano da Costa são frequentemente exibidas em exposições de design e estão em colecções permanentes de museus como o MUDE (Museu do Design e da Moda) em Lisboa. A sua abordagem equilibrava modernidade com contexto cultural e histórico, o que o consagrou como um dos mais importantes designers industriais de Portugal.