Home Staging: o que é e como influência o preço de venda de um imóvel
Quando um proprietário procura uma agência imobiliária para vender um imóvel, tem geralmente dois principais objetivos: Concretizar a venda ao melhor preço e no menor tempo possível.
Com um serviço cada vez mais profissionalizado no que ao marketing diz respeito, os consultores e agências imobiliárias recorrem a técnicas cada vez mais desenvolvidas e cuidadas.
O recurso a fotografia e vídeo profissional, fotografia aérea, visitas virtuais ou a organização de um open house ao nível de grandes eventos, são hoje técnicas comuns e quase indispensáveis, que em muito enriquecem a promoção de cada imóvel.
Nos últimos anos tem vindo a ganhar força uma nova ferramenta aplicada ao marketing imobiliário, o “Home Staging”, que em Portugal conta hoje, inclusive, com uma associação totalmente dedicada aos profissionais do setor, os home stagers.
Nascido nos anos 70 nos Estados Unidos da América, o Home Staging funciona como uma ambientação do imóvel, tornando-o mais atrativo para os compradores. Esta técnica permite criar uma simulação de utilização de cada assoalhada, demonstrando ao potencial comprador os pontos fortes de um determinado imóvel.
Tendo em consideração que ainda não existe o desejado comprador, o Home Staging despersonaliza o imóvel, anulando detalhes marcantes que possam ter sido deixados pelos proprietários, mas que podem não ser do agrado dos potenciais compradores.
Deve ter-se em consideração que Home Staging, Remodelação ou Decoração não são a mesma coisa. Podem ser feitas pequenas reparações, fundamentais para a despersonalização do imóvel, como pinturas ou limpeza, aspetos que farão a diferença no momento da visita com os compradores.
Esta é uma excelente técnica para promover a venda. Para além de melhorar o aspeto dos imóveis e prepará-los para as visitas, também permite a produção de fotografias e vídeos mais chamativas na divulgação em sites das agências, portais imobiliários ou redes sociais.
Se, por um lado, apresenta um baixo custo de execução, podendo utilizar objetos e mobiliário já existente no imóvel, por outro lado, reduz o tempo de venda médio em aproximadamente 30%. E, fundamental para um proprietário que pretende vender a sua casa, valoriza até 18% o preço final de venda.
Começa também a ganhar força o recurso ao Virtual Home Staging que, como o nome indica, recorre à tecnologia para aplicar as ferramentas do Home Staging, desde a criação de ambientes até ao eliminar de elementos menos atrativos nas fotografias de promoção de um imóvel. Importa distinguir, no entanto, o seu objetivo e eficácia.
Se, ao recorrer ao Home Staging, encontramos vantagens para os dois principais objetivos de quem pretende vender a sua casa, a valorização do preço e a redução do tempo de venda;
Já o Virtual Home Staging permite o aumento do número de contatos de potenciais compradores e um consequente aumento do número de visitas, aumentando as probabilidades de venda rápida, mas não impulsionam da mesma forma o preço. No momento da visita real, o potencial comprador irá encontrar um imóvel menos preparado do que o que pode visualizar nas fotografias de promoção. Ainda assim, tem a vantagem de ser uma ferramenta com menor custo e menor tempo de execução.
David Carapinha
CEO & Founder da Home Tailors Real Estate
*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico