Comportamento da Procura e a oportunidade para o Imobiliário
Há 20 anos atrás, a melhor fonte de informação na procura de casa, depois dos agentes imobiliários, eram os anúncios de jornal impresso. 20 anos depois, 97% de compradores de casa, utilizaram a internet na sua procura de casa.*
A utilização do digital foi acelerada e potenciada por uma pandemia, com impacto no distanciamento social e na flexibilidade de trabalhar a partir de casa. A procura de casa online é uma realidade, e é certo que o online será cada vez mais o canal de entrada, o canal origem da maior parte dos prospects individuais que se tornam compradores.
Por isso, o digital torna-se o meio mais importante para o marketing. O nosso conselho para a estratégia de marketing digital é simples de dizer. Investir da forma mais eficiente possível, aproveitando oportunidades para garantir rentabilidade e mais vendas o mais rápido possível.
A capacitação digital de qualquer player neste sector é desta forma crucial e uma questão de sustentabilidade a longo prazo para qualquer imobiliária ou promotora que venda ao cliente final. E o que significa capacitação digital?
Significa ter o conhecimento, as competências, os processos e a cultura organizacional que permita tomar decisões com base em dados e investir eficientemente para capturar o máximo de vendas utilizando as melhores ferramentas digitais.
Quatro Acções a considerar:
1 - Ter a propriedade bem caracterizadas e espelhadas no website, com um website moderno, actual, que provoque boas emoções em quem o encontrou. Ter um website “Google friendly”, capaz de angariar tráfego das pesquisas online com bom conteúdo (que seja relevante para os visitantes, que o conteúdo demonstre expertise e que seja de confiança), com boa experiência de página (que a usabilidade das páginas e da interação com os conteúdos seja boa.) A Google apresenta de uma forma muito clara, linhas de orientação e sugestões para que o seu website seja considerado relevante. É segui-las por favor.
2 - Trabalhar em campanhas para o seu target de clientes. Campanhas segmentadas no Google search, em Meios digitais, em redes sociais, que angariem tráfego de qualidade para o seu website.
3 - Monitorizar a performance das campanhas e do seu website, com uma boa ferramenta analítica (por exemplo o Google Analytics). Só com uma boa monitorização e análise se vão identificar as campanhas que funcionam, e as páginas que no seu website permitem a angariação de um contacto para visita ou para saber mais.
4 - E voltar ao ciclo, garantir estes insights para melhorar o seu website e para melhorar as campanhas, as decisões de investimento, de forma rápida e assertiva. Este processo de avaliação de insights e correção e ajuste do investimento em marketing terá de estar implementado em toda a organização, desde a equipa de marketing e comercial até à administração/CFO, de forma a ser ágil a decisão e ser mais rápida a implementação de alterações nas acções de marketing e websites.
Quem fizer desta forma, será mais eficiente e terá uma vantagem competitiva perante a sua concorrência. Com o mesmo valor investido em marketing terá mais e melhores clientes para as suas propriedades.
Capacitação digital, seja interna ou com apoio inicial de uma agência, unida a um foco no investimento em marketing pode fazer a diferença na tesouraria quando precisa de entregar dinheiro aos investidores, cumprir obrigações financeiras ou recompensar os acionistas. Rentabilidade rápida é chave e é uma oportunidade neste sector onde o músculo financeiro é fundamental.
Rodrigo Mendonça Mergulhão
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*Real Estate Digital Age Setembro 2021 National Association of REALTORS® Research Group