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A teoria dos 5 posts

2 de agosto de 2021

Tenho já escrito por aqui que, infelizmente, ainda há uma tendência em relativizar o potencial do marketing e das redes sociais no que ao imobiliário diz respeito. Também constato que este é um fenómeno que não afecta apenas este sector, mas muitos outros, principalmente os que lidam em contacto directo com o público, com os profissionais a acharem que basta por a filha ou o genro – que até têm Facebook e mete umas fotos giras no Instagram – tomar conta das páginas profissionais da empresa que os milagres acontecem e as vendas disparam.

No caso do imobiliário, e porque todos acabamos por ser consultores independentes, há de tudo. Desde os profissionais que apostam à séria nestas vertentes e, por isso, destacam-se no que fazem – criando notoriedade para si e para a marca que representam – passando pelos que, de forma louvável, fazem as coisas de forma autodidata e acabando, lamentavelmente, nos que fazem tudo mal, mas que até acham que fazem tudo bem, até porque, há sempre aquela ideia de que de comunicação e de marketing todos nós percebemos qualquer coisa, certo?

Há alguns exemplos que se destacam no universo online para tudo o que acima referi, mas o meu preferido será, de longe, o que classifiquei como a teoria dos 5 posts, que dá nome a esta crónica. Acham que estou a exagerar? Então vejam:

Primeiro post: a notícia da angariação de um determinado activo;

Segundo post: quando o consultor, que angariou o imóvel referido no ponto anterior, apregoa perante a sua rede que tem uma visita (ou várias) a este activo;

Terceiro post: quando, decorrente da(s) visita(s) anteriores, o consultor comunica que o imóvel está reservado, porque existiu uma proposta e foi feita uma reserva;

Quarto post: quando é anunciado nas redes sociais que, decorrente da aceitação do proprietário e/ou dos clientes compradores, foi feito o CPCV;

Quinto post: o aviso que a escritura já foi feita, com o clássico texto a agradecer aos proprietários, aos compradores e ao(s) colega(s) – se for o caso de uma partilha, naturalmente – a confiança depositada no trabalho e onde se revela então o corolário máximo desta estratégia com a esgotada frase “se quer comprar, vender ou arrendar o seu imóvel fale comigo”.

Tenho para mim que muitos consultores que me acompanham com regularidade terão já esboçado um sorriso, porque acabaram por se reconhecer nesta estratégia de divulgação dos seus activos e no reconhecimento do seu sucesso comercial. Para os mais conservadores nas estratégias de divulgação online da sua actividade e do seu sucesso o que eu vou escrever nas próximas linhas não será para eles. No final de contas, se a teoria dos 5 posts resulta, porquê mudar?

O que agora vou partilhar convosco diz respeito a todos os outros que, mesmo que sigam esta teoria, sentem que há algo que podiam fazer de diferente. E, acrescento eu, de melhor, o que nem sempre é o caso.

Da mesma forma que o público que me lê nestas crónicas é diverso, igualmente os nossos clientes são. Como consultores, num mercado que está cada vez mais aguerrido e concorrencial, temos de nos saber destacar pela diferença (e, já agora, pela qualidade). E, pelo que temos a oportunidade de ver, há já agências e consultores que mostram um caminho diferenciado que marca pontos.

Nesta temática do sucesso online, deixo aqui dois dados para reflexão. O primeiro é o de que não é porque anunciarmos que somos o número um de qualquer coisa que tal seja necessariamente assim.

O segundo, que decorre do primeiro, ocorre quando se descobre que há uma distância enorme entre o sê-lo e o parecê-lo, entre o que é anunciado online e o que acontece na realidade. No fundo, quando andamos mais preocupados a querer provar ao mundo que somos consultores Super Maxi quando a realidade demonstra que, afinal, não passamos de um mero gelado sem sabor. Este será o tema para um próximo artigo.

Francisco Mota Ferreira

Consultor imobiliário