
Octant Furnas torna-se o primeiro hotel dos Açores a obter certificação Biosphere Sustainable
O Octant Furnas é o primeiro hotel do arquipélago dos Açores a receber a certificação Biosphere Sustainable, distinção que reconhece o compromisso de empresas e destinos turísticos com práticas alinhadas com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A certificação avalia critérios ambientais, sociais e de governança corporativa.
Entre as medidas adoptadas pelo hotel, destaca-se o aproveitamento da energia geotérmica das águas termais para aquecimento de águas sanitárias, política de “plástico zero” em artigos de utilização única, gestão eficiente de água com redutores de caudal, programas de reutilização e incentivo à biodiversidade através de “bug hotels” e casas para aves. O Octant Furnas privilegia ainda parcerias com produtores locais, reforçando o impacto positivo na economia da região.
Outros reconhecimentos ambientais
“É um privilégio e um orgulho alcançarmos este marco inédito nos Açores. Mais do que um testemunho da dedicação de toda a equipa, é um incentivo para continuarmos a inovar e liderar pelo exemplo”, afirmou Nuno Sequeira, director-geral do Octant Furnas.
A distinção Biosphere Sustainable soma-se a outros reconhecimentos já conquistados pelo hotel, como a ISO 14001:2015, o Green Key e o EMAS — este último tornando-o o único hotel em Portugal com tal selo de excelência e transparência. Com esta conquista, o Octant Furnas reforça a sua posição como destino de referência para viajantes que procuram experiências autênticas e sustentáveis.
O Octant Furnas, localizado no coração das Furnas, na Ilha de S.Miguel, foi reclassificado como hotel de 5 estrelas pela Direcção Regional do Turismo em Março passado. Resultante da reabilitação do antigo Centro Termal das Furnas, combina arquitectura contemporânea com a paisagem vulcânica. Dispõe de 55 unidades de alojamento, incluindo suites com piscinas privadas, restaurante, bares, SPA e piscinas termais.