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O futuro do setor imobiliário: uma tecnologia que nos ouve, nos vê e nos compreende

27 de janeiro de 2025

A transformação do mercado imobiliário não pára. Mas, ao contrário do que temos visto até agora, o próximo passo não tem a ver com mais aplicações, botões ou ecrãs. A inovação mais disruptiva é invisível: chama-se tecnologia sem interface (não-UI) e está a mudar a forma como os profissionais e os clientes interagem com a informação e os imóveis.

Em vez de procurarem adaptar o ser humano a sistemas complexos, estas ferramentas avançam em direção ao natural: voz, imagem e automação como novos canais de comunicação, eliminando barreiras e simplificando processos.

A informação que chega até si

Um dos maiores desafios do setor tem sido a gestão do tempo. Para se manter atualizado sobre os incidentes, a evolução ou o estado dos imóveis, era necessário passar horas a navegar em plataformas, a verificar e-mails ou a cruzar dados manualmente.

Hoje em dia, isso está a mudar. As novas soluções automatizadas enviam resumos e notificações diretamente aos profissionais envolvidos:

 Avisos de manutenção pendentes.

 Alterações no estado de uma transação.

 Atualizações da procura em tempo real.

Dessa forma, o profissional recebe as principais informações sem ter que procurá-las. Menos cliques e mais disponibilidade para se focar no que é importante: tomar decisões e fechar transações.

Falar com a tecnologia: assistentes de voz

Outra revolução que já está a ter impacto no setor imobiliário é a utilização de assistentes de voz e de sistemas alimentados por inteligência artificial. Através de simples comandos de voz, os profissionais podem resolver tarefas que antes exigiam várias pesquisas ou chamadas:

"Mostra os imóveis disponíveis no centro de Lisboa com mais de 100 metros quadrados.

"Que manutenção está programada para esta semana para a minha carteira de edifícios?"

Estas ferramentas democratizam o acesso à informação, permitindo a qualquer profissional - sem necessidade de conhecimentos técnicos - consultar dados e otimizar o seu tempo de trabalho. A voz torna-se assim um aliado quotidiano, especialmente útil para os gestores de grandes portefólios.

Ligações invisíveis que otimizam as operações

Mas o verdadeiro poder desta tecnologia está na integração de sistemas. As plataformas de gestão de propriedades, os CRM e os calendários podem agora ser sincronizados automaticamente, eliminando a duplicação, os erros e o trabalho manual.

Por exemplo:

 Os incidentes comunicados por um inquilino são automaticamente registados no calendário de manutenção.

 A atualização de um imóvel num sistema é refletida em tempo real em todos os canais de venda.

Este fluxo de informação quase impercetível permite aos profissionais trabalhar com dados sempre atualizados e fiáveis, melhorando a tomada de decisões e reduzindo a carga operacional.

Comunicação sem barreiras: tecnologia mais humana

Estas ferramentas não só melhoram a eficiência operacional, como também facilitam a comunicação entre todos os intervenientes no mercado imobiliário. Compradores, gestores e proprietários têm acesso a informações em tempo real, sem e-mails intermináveis e mal-entendidos.

A combinação de voz, imagem e automação cria um ambiente mais transparente e colaborativo, onde a tecnologia trabalha para as pessoas e não o contrário.

Espanha e Portugal: um mercado pronto a inovar

O setor imobiliário em Espanha e Portugal encontra-se num momento chave para adotar estas soluções e posicionar-se como uma referência de eficiência e inovação. A integração da tecnologia sem interface não só reduz custos e tempo, mas também responde às novas exigências de um mercado ágil e digitalizado. As ferramentas do futuro já estão aqui e a sua missão é clara: tornar o trabalho mais fácil, mais rápido e mais humano.

Tiago Guerra

CEO Ibéria (Portugal & Espanha) da PortalPRO

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico