Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Museu de Vila do Bispo vence prémio internacional de arquitectura

 

Museu de Vila do Bispo vence prémio internacional de arquitectura

30 de dezembro de 2025

O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História foi distinguido com o 1.º prémio Architecture MasterPrize 2025, na categoria Arquitectura Cultural, juntando-se a um conjunto restrito de projectos reconhecidos a nível internacional.



Criados em Los Angeles (EUA), os Architecture MasterPrize distinguem anualmente os melhores projectos de arquitectura em todo o mundo. Na mesma edição foi também distinguido o arquitecto português Álvaro Siza Vieira pelo seu projecto “Ala Álvaro Siza”, uma intervenção no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, que figura entre os vencedores destacados do Architecture MasterPrize 2025.



Antigos celeiros da EPAC

O museu algarvio resulta da reabilitação dos antigos Celeiros de Vila do Bispo – EPAC e foi projectado pelo atelier spaceworkers. A intervenção parte da preservação da identidade industrial do edifício existente, reinterpretando as duas naves originais e acrescentando um novo volume que assume, de forma clara e discreta, a entrada principal do conjunto.



Segundo os arquitectos, o projecto procura um equilíbrio entre continuidade formal e identidade contemporânea. As naves pré-existentes, com cerca de 680 metros quadrados, foram tratadas com uma abordagem cromática neutra, enquanto o novo volume, em betão pigmentado a vermelho, afirma-se como elemento distintivo e referência visual na paisagem urbana. No interior, o percurso expositivo adopta um desenho orgânico e envolvente, organizado em torno de núcleos temáticos.
Inaugurado a 20 de Janeiro de 2024, o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História apresenta uma narrativa sobre a herança colectiva do concelho, desde a sua formação geológica e os icnofósseis de dinossauros, até à arqueologia, história local, biodiversidade, arqueologia subaquática e memória etnográfica das “Gentes do Cabo”. O equipamento integra ainda auditório, centro de documentação, loja, cafetaria e esplanada.

Antes deste reconhecimento, o museu já tinha sido distinguido com uma menção honrosa nos Architizer A+Awards 2025, consolidando-se agora como uma referência da arquitectura cultural portuguesa contemporânea no panorama internacional.

Imagens:cortesia Museu Vila do Bispo