
mulher, empresária agrícola, exploração rural - - Freepik
Mulheres portuguesas estão a dinamizar o sector rural de Portugal
Quase 33% das explorações agrícolas do país são geridas por mulheres, um valor que se destaca face à média europeia (30%), ou seja, uma em cada três explorações agrícolas é gerida por mulheres.
Este valor reflecte a sua crescente proeminência na agricultura e o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a vida nas comunidades rurais.
Com o objetivo de promover ainda mais a sua liderança, a Corteva Agriscience e a Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) lançam a 6. ª edição do Programa TalentA, uma iniciativa que reconhece e apoia projetos inovadores de mulheres rurais no sector agroalimentar.
O programa oferece um prémio de 5.000 euros, formação especializada e uma campanha de visibilidade para a vencedora, bem como apoio profissional e formação para as duas finalistas. As candidaturas estão abertas de 6 de Novembro de 2025 a 15 de Janeiro de 2026 em www.programatalenta.pt.
Promover a Igualdade e a Inovação nas Zonas Rurais
Quase 50% da população rural de Portugal é do sexo feminino, muitas das quais estão directamente envolvidas no trabalho agrícola ou em atividades agroalimentares. No entanto, continuam a enfrentar barreiras estruturais relacionadas com o acesso ao financiamento, à visibilidade e ao reconhecimento.
Desde a sua criação em 2019, o Programa TalentA já formou mais de 1.500 mulheres, promovendo o desenvolvimento sustentável e a digitalização nas zonas rurais. Em Portugal, o programa destacou projectos exemplares liderados por mulheres que combinam tradição, sustentabilidade e inovação.
O projecto vencedor receberá 5.000 euros de apoio financeiro para investir no desenvolvimento do seu negócio. Além disso, os três projectos finalistas terão acesso a formação e apoio profissional, bem como a uma campanha de promoção e visibilidade para os seus projectos.
A Corteva Agriscience, empresa líder no setor agrícola em tecnologia aplicada às sementes, protecção das culturas e agricultura digital, e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) anunciarão as vencedoras durante o mês de Fevereiro.













