Modelo de subscrição de energia solar em Portugal está 21% acima da média europeia
O modelo de subscrição mensal tem um peso de mais de 60% nas vendas da Otovo em Portugal, enquanto nos restantes mercados europeus representa, em média, 39% da operação.
A Otovo, marketplace europeu de instalações solares e de baterias para o mercado residencial, acaba de revelar alguns dados sobre os primeiros meses de operação no mercado nacional que permitem aferir o sucesso do modelo de subscrição mensal de energia solar entre os consumidores portugueses.
De acordo com os dados agora revelados, cerca de dois em cada três contratos celebrados em Portugal são de subscrição mensal, ou seja, famílias que instalaram painéis de energia solar sem terem de despender um investimento inicial.
Este indicador ganha ainda maior importância após se cruzar estes dados com os mencionados nos resultados trimestrais globais da multinacional norueguesa (a operar em Portugal desde Setembro de 2022). O relatório mostra que o peso médio da subscrição mensal na generalidade dos outros 13 mercados europeus nos quais a Otovo está presente é de 39%, enquanto em Portugal representa mais de 60% do negócio - o que indicia a preferência dos consumidores portugueses por este modelo.
Para Manuel Pina, director geral da Otovo em Portugal, “o sucesso deste modelo em Portugal deve-se, sobretudo, a dois fatores: 1) permite a instalação de painéis solares sem obrigar a um investimento inicial de milhares de euros por parte das famílias, gerando uma poupança imediata; 2) garante maior tranquilidade aos consumidores, já que, durante todo o período do contrato, a Otovo é responsável por garantir o bom funcionamento de todas as componentes do sistema instalado”.
O sucesso registado pelo modelo de subscrição tem contribuído decisivamente para que o negócio da Otovo em Portugal cresça a um ritmo ainda mais rápido do que o inicialmente previsto e este facto leva a que a marca reitere os objectivos a atingir nos próximos anos.
“Felizmente, temos tido uma grande receptividade por parte dos portugueses. O negócio tem crescido mais rápido até do que inicialmente prevíamos e apontamos claramente para chegar às 1000 instalações no final do primeiro ano de actividade e às 10 mil até 2025. Estes números serão possíveis não apenas pelo sucesso da nossa operação, mas também porque o mercado entretanto se irá abrir mais à energia solar, devido a uma maior consciencialização dos consumidores”, antecipa Manuel Pina.
Além destes dados, a Otovo revela ainda que está actualmente a trabalhar em parceria com mais de 100 empresas instaladoras de painéis solares espalhadas por todo o território nacional.