
Escola Rainha Dona Leonor, reabilitada no âmbito do Parque Escolar. Fotografia Fernando Guerra FG+SG
Ministro critica “herança pesada” da Parque Escolar, que “custa 110 milhões de euros por ano”
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai lançar nos próximos dias um novo aviso de 850 milhões de euros para requalificar 237 escolas, no âmbito do plano que prevê intervencionar 387 estabelecimentos até 2030, num investimento global de 1,55 mil milhões de euros.
Durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, o ministro criticou a “herança pesada” deixada pela Parque Escolar, cuja dívida representa 110 milhões de euros anuais — 70 milhões em empréstimos e 35 milhões em manutenção.
“Temos uma dívida acumulada de 630 milhões de euros por causa de investimentos feitos há cerca de 15 anos. É uma herança que todos os anos pesa no orçamento”, afirmou Fernando Alexandre.
O governante defendeu a necessidade de um planeamento sustentado que assegure um parque escolar “totalmente reabilitado e equitativo”, criticando os contrastes entre escolas modernas e outras “onde chove dentro”.
O ministro sublinhou ainda que os critérios de selecção das escolas a requalificar são “objectivos e transparentes”, sem qualquer influência política.
“Há escolas que custaram milhões e, ao lado, outras degradadas. É inaceitável. Requalificar é investir na qualidade do ensino e nas condições de trabalho de alunos e professores”, concluiu.
Lusa/DI



















