
Metro de Lisboa - Estação de Olaias, Linha Vermelha - Foto cortesia Zagope
Metro de Lisboa contrata ‘soluções’ Efacec para a Linha Vermelha
A Efacec foi seleccionada para o desenvolvimento e fornecimento de soluções chave na mão no sector do metro pesado, no âmbito da extensão da Linha Vermelha do Metro de Lisboa entre São Sebastião e Alcântara.
O contrato agora adjudicado, o maior da Efacec no sector da ferrovia e metro em Portugal, inclui a concepção e construção dos sistemas de energia de tracção, baixa tensão, ventilação, bombagem, SSIT e CCTV, demonstrando a confiança do mercado nacional na qualidade da engenharia da empresa portuguesa.
O ACE - constituído pela Mota-Engil e pela Spie Batignolles, responsável pela empreitada geral de construção da extensão da Linha Vermelha – optou pela Efacec para esta importante subempreitada, reforçando a participação da empresa na expansão do Metro de Lisboa, empresa que conta com produtos e soluções Efacec nas mais diversas áreas tecnológicas.
Atrasos nas obras de prolongamento da linha
A Efacec é, actualmente, um ‘player’ internacional de referência no sector da ferrovia e metro, fornecendo uma gama completa de sistemas de tracção e energia, sinalização e segurança, telemática e telecomunicações, e de comando e controlo para ferrovias, transporte rodoviário, metro e metro ligeiro.
O prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcântara está actualmente em curso, mas enfrenta atrasos significativos. Inicialmente, previa-se que a nova estação de Alcântara e as restantes três estações intermédias (Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo) estivessem concluídas até 31 de Dezembro de 2026, conforme estipulado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) .
Porém, de acordo com a Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, esse prazo não poderá ser cumprido, por razões várias, entre as quais as impugnações judiciais e atrasos no arranque das obras, que só começaram em Maio de 2024.