
Empreendimento Nooba, no Barreiro
Mercado mantém aceleração: habitação sobe 1,6% no primeiro mês do ano
Os preços de venda das casas em Portugal Continental registaram um aumento mensal de 1,6% em Janeiro deste ano, confirmando que o mercado residencial mantém a trajectória de forte valorização observada o longo de 2025. Em termos homólogos, Janeiro de 2026 apresenta uma variação de 23,4%, mantendo este indicador nos níveis mais elevados das últimas quatro décadas. Os dados são divulgados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais, o qual acompanha a evolução dos preços efectivos de transacção no país desde 1988.
Em 2025, os preços de venda das casas no país subiram 23,4%, mais que duplicando o crescimento de 11,0% registado em 2024. A valorização apurada no final de 2025 resulta de um contexto de fortes aumentos mensais. Com efeito, com excepção de Maio – mês em que os preços estabilizaram, com uma variação em cadeia de 0,2% -, as subidas mensais posicionaram-se entre os 1,0% e 2,7%, situando-se maioritariamente acima de 1,7%.
Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, considera que a nova valorização registada em Janeiro, após um ano já marcado por fortes subidas como foi 2025, era expectável. Segundo o responsável, enquanto a oferta continuar incapaz de responder ao nível da procura — mantendo-se um desequilíbrio estrutural no mercado — dificilmente se assistirá a uma inversão da tendência de crescimento dos preços.
O reforço da oferta, sobretudo nos segmentos dirigidos à classe média, será determinante para aliviar a pressão. Caso contrário, não são previsíveis ajustamentos relevantes no curto prazo. Ainda assim, Guimarães admite que a escalada contínua dos valores poderá começar a condicionar a procura, lembrando que no último trimestre de 2025 já se verificou um ligeiro abrandamento no número de transacções realizadas.
O nível de preços alcançado na média das transacções reflecte a forte valorização observada no último ano. De acordo com os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial, o valor médio de venda das casas em Portugal Continental fixou-se em 3.058€/m2 em Janeiro, considerando um período acumulado de três meses.














