
Grupo Arliz promove novo projecto residencial junto ao Pólo Universitário do Porto
O Porto vai receber um novo empreendimento habitacional na zona de Salgueiros, junto ao Pólo Universitário. O projecto, denominado Arc Living, está a ser construído e promovido pelo Grupo Arliz e localiza-se na intersecção da Rua do Dr. Manuel Laranjeira com a VCI, numa área com forte ligação a equipamentos académicos e hospitalares.
Com projeto de arquitectura do gabinete mcf.a&a, o empreendimento é composto por dois blocos residenciais com sete pisos acima do solo e duas caves para estacionamento. No total, inclui 93 apartamentos — 18 T0, 51 T1 e 24 T2 — com áreas entre 48 e 139 metros quadrados.
A fachada Norte destaca-se por uma curva marcante que define a identidade arquitectónica do conjunto, conjugando betão com mármore de Extremoz nos alçados adjacentes.
O Arc Living posiciona-se como um complexo residencial versátil, dirigido a estudantes, jovens profissionais, famílias e investidores. A proximidade ao Instituto Politécnico do Porto, ao Hospital de São João e ao IPO, bem como o acesso facilitado à VCI, Circunvalação e autoestradas A1, A3 e A4, reforçam o seu potencial de atracção.
O empreendimento inclui ginásio, sala multiusos com kitchenette, zonas ajardinadas, varandas e terraços. Dispõe ainda de lugares de garagem — incluindo para pessoas com mobilidade reduzida —, zona de lavagem automóvel e pré-instalação para carregamento de veículos eléctricos.
Os apartamentos estão equipados com ar condicionado, roupeiros embutidos nos quartos e cozinhas em open space com electrodomésticos encastrados, incluindo placa de indução, forno, micro-ondas combinado, frigorífico e máquina de lavar loiça.
Ao nível da sustentabilidade, o projecto prevê a instalação de bombas de calor e painéis fotovoltaicos, privilegiando soluções energeticamente eficientes e o uso de materiais ecológicos e recicláveis.
A comercialização das fracções já arrancou, com condições especiais de lançamento. A lista de preços não foi divulgada mas sabe-se o limite mínimo situa-se nos 229.600 euros.
O Grupo Arliz, com sede em Braga e mais de 30 anos de actividade, actua nas áreas da engenharia e construção, promoção imobiliária e hotelaria, entre outras. É dele a já mediática e famosa cadeia The Lince Hotels.

















