CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Marco de Canaveses recupera antigas escolas para criar 39 casas a preços acessíveis

4 de junho de 2024

A Câmara de Marco de Canaveses vai disponibilizar 39 casas a preços acessíveis, a partir da recuperação de edifícios escolares desactivados e de uma antiga sede de junta, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo fonte autárquica, alguns dos trabalhos já foram realizados e outros avançarão em breve, como nos antigos jardins de infância da Légua e do Outeiro, para os quais foi hoje lançado concurso público, num investimento conjunto estimado de meio milhão de euros.

As casas, de várias tipologias, destinar-se-ão a famílias com rendimentos reduzidos, como se prevê num regulamento aprovado pela autarquia do distrito do Porto.

No âmbito desta estratégia, ao todo, são intervencionados 10 antigos edifícios escolares, em várias localidades, e a antiga sede da extinta Junta de Freguesia do Torrão.

“É objectivo garantir o acesso a habitação condigna a um preço adequado à situação económica do agregado”, assinala a presidente do município, Cristina Vieira (PS).

A Estratégia Local de Habitação de Marco de Canaveses aponta para um investimento global de 16 milhões de euros, até ao final de 2026, com fundos do PRR.

Além da recuperação dos edifícios escolares, está também prevista a construção de raiz de dois blocos habitacionais, na sede do concelho, com cerca de uma centena de apartamentos, a disponibilizar no regime de renda apoiada.

Está ainda contemplada a recuperação de 78 casas no actual Bairro do Morteirado.

Lusa/DI