Mais agentes imobiliários portugueses estão a optar pelo modelo independente
Segundo a última pesquisa da eXp Realty Portugal, constata-se que Portugal tem visto um dos maiores aumentos de todos os países europeus quando se trata do número de profissionais imobiliários que trabalham para agências imobiliárias, no mercado português.
Os últimos dados do Eurostat mostram que o número de pessoas empregadas nas agências imobiliárias portuguesas aumentou 11,1% entre 2021 e 2022, sendo que apenas a Bulgária registou um aumento maior.
Além disso, os dados internos da eXp Portugal mostram que mais agentes imobiliários estão a optar por adoptar o modelo de trabalho independente, beneficiando do maior potencial de ganhos oferecido, bem como do equilíbrio mais favorável entre a vida profissional e pessoal, que vem com a maior independência.
De facto, entre 2021 e 2022, a eXp Portugal registou um aumento de 398% no número de agentes membros que optaram por utilizar a sua plataforma, com um aumento adicional de 25% entre 2022 e 2023. Até à data, este número aumentou mais 6%.
"O modelo de trabalho independente tem vindo a ganhar um forte impulso em Portugal e, após um início muito forte, continuamos a assistir a um maior crescimento no que diz respeito ao número de agentes que aderem à plataforma - refere o director da eXp Portugal, João Miguel Louro.
Que acrescenta: “O potencial de ganhos mais elevados que o modelo de trabalho independente pode proporcionar é, naturalmente, um atractivo significativo. No entanto, para a maioria dos agentes, é o maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal que pode ser alcançado que prevalece como o aspecto mais significativo desta proposta de trabalho”.
“Esta flexibilidade é um aspecto importante da cultura portuguesa e, por isso, não é de admirar que tantos agentes estejam a perceber os benefícios que o modelo independente pode oferecer.
É necessário trabalho árduo para ter sucesso, mas os nossos agentes beneficiam do apoio total da marca eXp desde o início, o que lhes permite criar uma dinâmica nos seus respectivos mercados muito mais rapidamente do que de outra forma."