
Meliá Braga Hotel & Spa
Lucros da Meliá Hotels disparam 72% no primeiro semestre de 2025
A cadeia hoteleira Meliá Hotels International registou um lucro líquido de 88,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, o que representa uma subida de 72,4% face ao mesmo período de 2024, anunciou esta terça-feira a empresa.
Em comunicado, o grupo destaca que o EBITDA atingiu os 248 milhões de euros, um crescimento de 3,2%, enquanto as receitas consolidadas ascenderam a 991,1 milhões de euros, também com um aumento de 3,2%, apesar da desvalorização do dólar face ao euro.
Com 12 unidades em Portugal, a Meliá sublinha a manutenção da tendência positiva no negócio hoteleiro, com melhorias na ocupação e tarifas na maioria dos destinos. As excepções foram Alemanha e Cuba, onde a empresa espera melhorias nos próximos trimestres.
No segundo trimestre, a receita por quarto disponível (RevPAR) cresceu 5,8%, e a empresa antecipa uma “época de Verão prometedora”, com um aumento de 5% nas reservas face ao ano passado, pelo quarto ano consecutivo.
No primeiro semestre, o grupo abriu 11 novos hotéis e assinou 20 contratos, todos em regime de gestão ou franchising, reforçando o objectivo de atingir 35 novas unidades e mais de 8.000 quartos em 2025.
O presidente da cadeia maiorquina Meliá, Gabriel Juan Escarrer Jaume, considera que os resultados confirmam uma “tendência de crescimento sustentado e normalizado da procura”, com impacto directo na melhoria da receita média por quarto.