Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Lisboa inaugura rua e memorial “Janelas de Liberdade” em homenagem a Nuno Teotónio Pereira

 

Lisboa inaugura rua e memorial “Janelas de Liberdade” em homenagem a Nuno Teotónio Pereira

27 de janeiro de 2026

Lisboa inaugura na sexta-feira, 30 de Janeiro, o memorial “Janelas de Liberdade”, uma intervenção de arte pública evocativa da vida e obra do arquitecto Nuno Teotónio Pereira (1922-2016). A obra, da autoria da artista Irene Buarque, sua companheira durante muitos anos, será apresentada ao público às 12h, no Campo Grande, após a cerimónia de inauguração da Rua Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, no Lumiar.

Promovido pela Galeria Ratton, o memorial resulta de um diálogo artístico com desenhos realizados por Nuno Teotónio Pereira durante o período em que esteve preso no Forte de Caxias, entre 1973 e 1974, para um projecto de edifício que nunca chegou a ser construído. A intervenção integra um elemento escultórico do arquitecto Tiago Montepegado e produção da Ratton Cerâmicas.


Nuno Teotónio Pereira. Fotografia cortesia Betar.


Composto por oito painéis, o conjunto convoca memória, cidadania e resistência à ditadura. No alçado frontal, fragmentos dos desenhos surgem enquadrados por “janelas”, numa metáfora do encarceramento e da vigilância. No alçado tardoz, um painel contínuo de azulejo pintado a azul cobalto integra um excerto do primeiro discurso proferido por Teotónio Pereira em liberdade, no 1.º de Maio de 1974, sublinhando a centralidade da cidadania activa na construção da democracia. “Não nos podemos contentar com meias soluções, nós temos de ir até ao fim”, lê-se no texto agora transposto para o espaço público.

Segundo a Galeria Ratton, o projecto — concebido em 2022, aquando da exposição “Geometrias Variáveis”, que assinalou o centenário do nascimento do arquitecto — propõe uma leitura contemporânea do seu pensamento, cruzando arquitectura, arte e memória histórica, com o objectivo de prolongar no presente valores de liberdade, justiça social e responsabilidade cívica.

Nascido em Lisboa, Nuno Teotónio Pereira formou-se em Arquitectura pela Escola de Belas-Artes de Lisboa e foi autor e coautor de dezenas de projectos, destacando-se o Bloco das Águas Livres (classificado como monumento de interesse público), a Torre de Habitação Social nos Olivais Norte, o Edifício “Franjinhas” e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, vários deles distinguidos com Prémios Valmor. Paralelamente à sua obra, foi uma figura central na defesa dos direitos cívicos e políticos durante a ditadura.

As cerimónias contam com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia de Alvalade e da Universidade Lusófona. Após a inauguração da rua, a autarquia assegura transporte entre os dois locais para os participantes.