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Linha de Vendas Novas avança para modernização com obra de 120 milhões de euros

 

Linha de Vendas Novas avança para modernização com obra de 120 milhões de euros

16 de dezembro de 2025

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou ontem, segunda-feira, a empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas, num investimento de 120 milhões de euros, integrado num projecto global de 204 milhões de euros, destinado a reforçar o transporte ferroviário de mercadorias entre o Porto de Sines e a Europa.

Em comunicado, a IP esclareceu que o montante agora consignado corresponde à nova fase da intervenção, sendo que o valor total inclui trabalhos já executados. A cerimónia marcou o início formal da obra e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, e do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira (PSD).

A intervenção, com um prazo de execução de 48 meses, abrange a modernização integral dos 69 quilómetros da Linha de Vendas Novas, incluindo estações, infraestruturas e sistemas de sinalização.



Foto IP



Segundo a IP, o projecto visa “modernizar a infraestrutura ferroviária e ampliar estações para permitir o cruzamento de comboios”, reforçando as condições de exploração e a ligação ferroviária entre o Porto de Sines, as plataformas logísticas nacionais e os corredores europeus de mercadorias.

Classificada como um projecto estratégico, a obra é financiada pelo Portugal 2030 e está alinhada com os objectivos de descarbonização, interoperabilidade e competitividade logística. O reforço do eixo ferroviário permitirá também descongestionar a área de Lisboa, ao desviar tráfego de mercadorias para fora da capital.

Entre os principais trabalhos previstos estão a substituição da superestrutura de via, o prolongamento e renovação das estações técnicas de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal, a renovação das restantes seis estações, o tratamento de 17 quilómetros de plataforma, intervenções de terraplanagem e drenagem, a execução de 69 passagens hidráulicas e a reabilitação de três pontões metálicos.

O projecto contempla ainda o encerramento de seis passagens de nível, a construção de quatro passagens superiores rodoviárias, a automatização de nove passagens de nível e a instalação de infraestruturas de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações.

A Linha de Vendas Novas liga Setil, onde cruza a Linha do Norte, a Vendas Novas, onde entronca com a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Exclusivamente dedicada ao transporte de mercadorias, assume-se como um dos principais eixos ferroviários Norte–Sul, permitindo aos comboios evitar a travessia de Lisboa, nomeadamente as limitações da Ponte 25 de Abril e a saturação da Linha de Cintura e da Linha do Norte.



Foto IP