CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Lançamento da 21.ª edição do Prémio Fernando Távora

4 de abril de 2025

A sessão de lançamento da 21ª edição do Prémio Fernando Távorano vai ser lugar no próximo dia 7 de Abril (2.ª Feira), pelas 18h00, na sede da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN), Rua de Álvares Cabral, 144, Porto.

Promovido anualmente pela OASRN em homenagem ao arquitecto Fernando Távora, em memória da sua figura que influenciou gerações sucessivas de profissionais pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo, o Prémio resulta na atribuição de uma bolsa de viagem e é destinado a todos os inscritos na Ordem dos Arquitectos.

O conceito parte do facto de que, desde estudante e durante toda a sua vida, Fernando Távora viajou incessantemente para estudar no terreno a arquitectura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a, desde 1958 até 2000, como conteúdo e método da sua actividade pedagógica. As suas aulas e a sua prática projectual consolidaram, em sucessivas gerações, em Portugal e no estrangeiro, a ideia de que o conhecimento da História e da Cultura são indispensáveis para a produção da Arquitectura Contemporânea.

O prémio ressalta e valoriza, em cada uma das suas edições, “uma das heranças do arquitecto portuense: a extraordinária capacidade de investigar sobre o sentido das coisas, as suas raízes, a grande curiosidade pelo outro, ancorada numa forte ligação ao seu contexto de origem, na defesa da dignidade do Homem e respeitador das suas diferenças”.

O Prémio Fernando Távora destina-se por isso a perpetuar a memória do arquitecto, valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades na formação da cultura do arquitecto.





Os arquitectos Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista - os conferencistas





Conferência “Na Linha da Frente: a Arquitectura do Bunker nas Linhas de Defesa da Europa Central na 2.ª Guerra Mundial”

Coincidindo com a apresentação da da 21.ª edição do Prémio Fernando Távora, terá lugar uma conferência entitulada "Na Linha da Frente: a Arquitectura do Bunker nas Linhas de Defesa da Europa Central na 2ª Guerra Mundial" e proferida pelos vencedores da 19ª edição do Prémio, os arquitectos Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista.

Na Linha da Frente é uma viagem no espaço e no tempo da defesa militar europeia do século XX, quando a tensão política e militar fez nascer linhas de estruturas invisíveis em betão armado, baseadas em novas dinâmicas estratégicas e territoriais. O investimento científico e financeiro no desenvolvimento destas construções justificou a sua inovação material e tecnológica, tipológica e morfológica, topográfica e paisagística. A sua operacionalidade seria marcante, mas breve, legando-nos uma série de estruturas bélicas inoperantes maioritariamente devolutas. Hoje, os bunkers exigem uma reflexão crítica não só pelo confronto com a sua história problemática e traumática, mas pela consciência da situação geopolítica contemporânea, com a disputa de novas fronteiras territoriais e a reactivação dos seus sucedâneos da era nuclear.



Rede de Túneis, Forte Eben-Emael, Lulk, Bélgica. Fotografia: 11 agosto 2024 © Maria Rita Pais / Luís Santiago Baptista



Maria Rita Pais é Doutorada em Arquitectura pela FAUTL, desde 2012. Arquitecta, professora, investigadora e curadora, formou-se em Arquitetura na mesma instituição, em 1999, e é ainda Mestre em Construção pelo IST, desde 2004. Actualmente, lecciona e coordena o Doutoramento em Arquitetura na ULHT (com Carlos Guimarães) e é vice-diretora para Lisboa do centro de investigação Arq.ID. É também professora convidada na FAUL, desde 2022.

O arquitecto Luís Santiago Baptista desenvolve uma actividade multifacetada, compreendendo a prática profissional, a docência universitária, a crítica de arquitectura, a curadoria de exposições e a edição de publicações.

Mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea (FA-UTL) e doutorando em Cultura Arquitectónica e Urbana (DARQ-UC), está a desenvolver, neste momento, a tese Point de Folie: As Estratégias da Desconstrução na Arquitectura Contemporânea 1978-2001, com investigação na Architectural Association de Londres, no MoMA de Nova Iorque e no CCA em Montreal.

Entrada gratuita com inscrição no link.