
RAR Imobiliária no SIL com uma nova “FORMA” - o desafio à arquitectura
As novidades que se anunciam para o SIL - Salão Imobiliário de Portugal - de 10 a 12 de Abril na FIL, em Lisboa - não param de nos surpreender. Claro que novas promoções, novos projectos, resorts e hotéis. Mas também iniciativas inusitadas.
A RAR Imobiliária, por exemplo, lançou um desafio inédito a seis prestigiados gabinetes de arquitectura portugueses. Colocou à disposição de cada atelier um conjunto de peças de igual formato e dimensão de um jogo e fez uma proposta: criar, a partir desses elementos, um módulo arquitectónico, habitável e inspirador, que configurasse uma verdadeira expressão de criatividade e funcionalidade.
O jogo, aceite pelos gabinetes de arquitetura A43, Correia/Ragazzi Arquitectos, hori-zonte, José Carlos Cruz, Masslab e Nuno Valentim Arquitectura, resultou na criação de seis visões criativas sobre o espaço e o conceito de habitar.
Deste singular repto e da surpreendente resposta que ele gerou, nasce a primeira exposição de arquitectura da RAR Imobiliária intitulada “FORMA – Expressões de Arquitectura”, que estará patente de 10 a 12 de abril no SIL – Salão Imobiliário de Portugal, no stand da RAR Imobiliária, na FIL, em Lisboa.
Para Paula Fernandes, CEO da RAR Imobiliária, "a exposição “FORMA” representa o compromisso da RAR Imobiliária com a inovação e a diversidade na arquitectura. Queremos promover um espaço de diálogo onde diferentes perspectivas sobre a habitação possam ser exploradas, incentivando a criatividade e novas formas de pensar o espaço habitacional", refere.
A primeira exposição de arquitectura promovida pela RAR surge num momento em que a empresa continua a consolidar projectos como Montebelo Villas e Boavista 5205, empreendimentos que traduzem essa busca constante pela harmonia entre o passado e o futuro, entre a forma e a função.
Investimentos futuros
A RAR Imobiliária está focada na expansão em mercados estratégicos, mantendo a aposta no segmento alto e em localizações de prestígio. Porto e Lisboa continuam a ser as áreas prioritárias, mas a empresa avalia novas oportunidades em locais com potencial de valorização sustentável.
Para os próximos anos, a empresa prevê um investimento de cerca de 40 milhões de euros entre 2025 e 2027, abrangendo tanto projectos em curso como novos desenvolvimentos. Esta estratégia reforça a criação de espaços inovadores e sustentáveis, alinhados com as necessidades contemporâneas de habitação.